Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática
Palavras-chave:
educação superior, educação tecnicista, Bildung, pensamento crítico, cidadania universalResumo
Resumo Tendências mundiais da educação superior apontam para uma redução cada vez maior do espaço dedicado às disciplinas humanistas em nome do aumento da educação especializada de cunho tecnicista. Considerando isso, o ensaio alinhava, brevemente, alguns traços gerais da crescente profissionalização especializada e, simultaneamente, do encurtamento da formação cultural mais ampla (Bildung). Em seguida, reconstrói algumas das características que constituem os três pilares da cidadania democrática: o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa. Com tal reconstrução espera deixar claro porque uma perspectiva humanista, representada, por exemplo, pelas artes, letras, direito e filosofia, é indispensável às formas democráticas de vida. Por fim, defende a tese, do início ao fim da argumentação, de que a democracia precisa das humanidades.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.