Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática

Autores/as

  • Claudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo

Palabras clave:

educação superior, educação tecnicista, Bildung, pensamento crítico, cidadania universal

Resumen

Resumo Tendências mundiais da educação superior apontam para uma redução cada vez maior do espaço dedicado às disciplinas humanistas em nome do aumento da educação especializada de cunho tecnicista. Considerando isso, o ensaio alinhava, brevemente, alguns traços gerais da crescente profissionalização especializada e, simultaneamente, do encurtamento da formação cultural mais ampla (Bildung). Em seguida, reconstrói algumas das características que constituem os três pilares da cidadania democrática: o pensamento crítico, a cidadania universal e a capacidade imaginativa. Com tal reconstrução espera deixar claro porque uma perspectiva humanista, representada, por exemplo, pelas artes, letras, direito e filosofia, é indispensável às formas democráticas de vida. Por fim, defende a tese, do início ao fim da argumentação, de que a democracia precisa das humanidades.

Biografía del autor/a

  • Claudio Almir Dalbosco, Universidade de Passo Fundo
    Professor do Curso de Filosofia e do PPGEDU da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado

2014-11-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Educação superior e os desafios da formação para a cidadania democrática. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/110174. Acesso em: 7 may. 2025.