SINAES: O QUE APRENDEMOS ACERCA DO MODELO ADOTADO PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Palavras-chave:
Avaliação, Educação superior, Avaliação InstitucionalResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo de avaliação do ensino superior adotado no Brasil (SINAES), discutindo os seus princípios e finalidades, identificando os modelos de avaliação institucional utilizados e verificando, a partir dos relatórios de auto-avaliação das IES, as dificuldades e facilidades encontradas pelas IES. Apesar dos avanços em relação às práticas de avaliação institucional no Brasil, o SINAES parece não ter conseguido institucionalizar plenamente a avaliação, sobretudo porque está organizado para dar conta, simultaneamente, de duas finalidades distintas: o aperfeiçoamento e desenvolvimento institucional de um lado, e a regulação do outro.Downloads
Publicado
19-11-2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
SINAES: O QUE APRENDEMOS ACERCA DO MODELO ADOTADO PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/111299. Acesso em: 5 maio. 2025.