SINAES: O QUE APRENDEMOS ACERCA DO MODELO ADOTADO PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL

Autores

  • Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave:

Avaliação, Educação superior, Avaliação Institucional

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar o modelo de avaliação do ensino superior adotado no Brasil (SINAES), discutindo os seus princípios e finalidades, identificando os modelos de avaliação institucional utilizados e verificando, a partir dos relatórios de auto-avaliação das IES, as dificuldades e facilidades encontradas pelas IES. Apesar dos avanços em relação às práticas de avaliação institucional no Brasil, o SINAES parece não ter conseguido institucionalizar plenamente a avaliação, sobretudo porque está organizado para dar conta, simultaneamente, de duas finalidades distintas: o aperfeiçoamento e desenvolvimento institucional de um lado, e a regulação do outro.

Biografia do Autor

  • Jorge Luiz Lordêlo de Sales Ribeiro, Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia.
    Psicólogo, formado pela UFBA, Trabalha no Instituto de Psicologia da UFBA há 22 anos, foi coordenador do Serviço de Psicologia da UFBA por diversas vezes (inclusive atualmente), foi Coordenador de programa de pós-graduação da Faculdade Ruy Barbosa, Coordenador do programa de avaliação institucional da mesma Faculdade, de 1999 a 2008. Pesquisador institucional e presidente da CPA de 2004 a 2008.

Downloads

Publicado

19-11-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SINAES: O QUE APRENDEMOS ACERCA DO MODELO ADOTADO PARA AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/111299. Acesso em: 6 maio. 2025.