CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO GERAL NA FORMAÇÃO DE MÉDICOS E PEDAGOGOS EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA Mirian L GONÇALVES

Autores

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas- Unicamp
  • Mirian Lúcia Gonçalves Nepp Núcleo de Políticas Pública Unicamp

Palavras-chave:

currículo, universidade, educação geral, egressos, estudante

Resumo

O texto apresenta os resultados de pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar quais são, para egressos dos cursos de pedagogia e de medicina, da Universidade Estadual de Campinas, as contribuições da formação universitária para uma atuação como profissional-cidadão. Procuramos desvendar a partir da avaliação dos egressos, aspectos de Educação Geral ao longo da formação, tanto nos currículos dos cursos como nas vivências universitárias oferecidas pela Unicamp. A pesquisa teve como base a importância de se ter uma formação universitária que ultrapasse os limites da formação técnica profissional específica e se estenda para uma que possibilite o desenvolvimento do senso crítico, do pensamento reflexivo, comportamento ético, habilitando para uma atuação com responsabilidade social. A amostra foi composta por 22,3% dos egressos do curso de medicina e 23,1% do curso de pedagogia. Os egressos de ambos os cursos avaliam que os aspectos de Educação Geral que mais vivenciaram foram as “discussões sobre grandes temas” e “estudos de clássicos da cultura ocidental”. Quanto à atuação profissional, mais de 90% desses egressos encontram-se atuando na sua área de formação e têm autopercepção de que atuam como profissionais-cidadãos. A maioria (? 70%) dos egressos avalia ainda que esta atuação está relacionada à formação dada na universidade que foi: adequada para as práticas profissionais; amparada em conhecimentos científicos; com visão social; pautada na ética; com valores humanos, ou seja, possui elementos de Educação Geral que possibilitaram uma formação de profissionais-cidadãos.

Biografia do Autor

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas- Unicamp
    Professora Titular da Faculdade de Educação - Unicamp
  • Mirian Lúcia Gonçalves, Nepp Núcleo de Políticas Pública Unicamp
    Mestre em Educação

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Publicado

23-06-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO GERAL NA FORMAÇÃO DE MÉDICOS E PEDAGOGOS EGRESSOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA Mirian L GONÇALVES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/114921. Acesso em: 2 maio. 2025.