A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO ESTRITO SENSO NO BRASIL: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PROPOSIÇÕES PARA PESQUISA
Palavras-chave:
Brasil. estrito senso, CAPES.Resumo
Partindo do conceito de conhecimento como bem público capaz de sustentar o desenvolvimento de uma sociedade, o objetivo deste trabalho é analisar a evolução do ensino da pós-graduação estrito senso (doutorado, mestrado e mestrado profissional) no Brasil. Para tanto, foi utilizada a base de dados GeoCAPES da CAPES, que abrange a análise do período de 1998 a 2011. Com esta série, foi possível analisar indicadores básicos desse nível de ensino, tais como programas, corpo docente e discente (matriculados e titulados) dos cursos tanto no âmbito nacional como regional. Por ser uma análise exploratória, foram utilizados métodos descritivos para apresentação de dados, trabalhados e demonstrados em figuras e tabelas, indicando algumas proposições teóricas para futuros estudos. As conclusões mostraram uma evolução positiva quantitativa e qualitativa ao longo do período analisado. Embora o ensino da pós-graduação estrito senso tenha sido ampliado de forma significativa, duas marcantes características merecem destaque: a desigualdade na distribuição regional dos programas, com uma concentração nas regiões mais ricas do país, e o forte crescimento de cursos criados pelo setor privadoDownloads
Publicado
19-11-2014
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO ESTRITO SENSO NO BRASIL: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PROPOSIÇÕES PARA PESQUISA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/115427. Acesso em: 5 maio. 2025.