A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO ESTRITO SENSO NO BRASIL: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PROPOSIÇÕES PARA PESQUISA

Autores/as

  • Claudia Brito Silva Cirani Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
  • Milton de Abreu Campanario Professsor da FEA - Universidade de São Paulo/USP
  • Heloisa Helena Marques da Silva

Palabras clave:

Brasil. estrito senso, CAPES.

Resumen

Partindo do conceito de conhecimento como bem público capaz de sustentar o desenvolvimento de uma sociedade, o objetivo deste trabalho é analisar a evolução do ensino da pós-graduação estrito senso (doutorado, mestrado e mestrado profissional) no Brasil. Para tanto, foi utilizada a base de dados GeoCAPES da CAPES, que abrange a análise do período de 1998 a 2011. Com esta série, foi possível analisar indicadores básicos desse nível de ensino, tais como programas, corpo docente e discente (matriculados e titulados) dos cursos tanto no âmbito nacional como regional. Por ser uma análise exploratória, foram utilizados métodos descritivos para apresentação de dados, trabalhados e demonstrados em figuras e tabelas, indicando algumas proposições teóricas para futuros estudos. As conclusões mostraram uma evolução positiva quantitativa e qualitativa ao longo do período analisado. Embora o ensino da pós-graduação estrito senso tenha sido ampliado de forma significativa, duas marcantes características merecem destaque: a desigualdade na distribuição regional dos programas, com uma concentração nas regiões mais ricas do país, e o forte crescimento de cursos criados pelo setor privado

Biografía del autor/a

  • Claudia Brito Silva Cirani, Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Nove de Julho – UNINOVE
    Doutora em Economia Aplicada pela ESALQ/USP
  • Milton de Abreu Campanario, Professsor da FEA - Universidade de São Paulo/USP
    PhD - Cornell University (1981) / MS – Harvard University (1976), PQ/CNPq.
  • Heloisa Helena Marques da Silva
    Mestre pela Universidade Nove de Julho - Bolsista CAPES

Publicado

2014-11-19

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A EVOLUÇÃO DO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO ESTRITO SENSO NO BRASIL: ANÁLISE EXPLORATÓRIA E PROPOSIÇÕES PARA PESQUISA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/115427. Acesso em: 5 may. 2025.