ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DE PARADIGMAS

Autores

  • Thiago Henrique Almino Francisco Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC). Pesquisador do Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina (NEOGAP/UFSC)
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas.
  • Pedro Antonio Melo Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. (PPGAU). Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).
  • Marcio Alexandre Pitta Universidade do Vale do Itajaí
  • Fabiano Pires de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Avaliação Institucional. Epistemologia. Educação Superior.

Resumo

O artigo traz uma análise epistemológica da avaliação da educação superior no Brasil, promovendo uma reflexão que visa discutir o viés regulador, além de propor uma alteração no paradigma somativo para o emancipatório, atendendo os ensejos da comunidade acadêmica e do conglomerado institucional brasileiro. Sob a orientação da revisão sistemática, a investigação contou com uma análise dos diversos trabalhos publicados que discutiram a avaliação da educação superior em todos os modelos preconizados, confrontando-os com o pensamento predominante em sua estrutura e apresentando as principais características, diretrizes e consequências de cada modelo. Em seguida, há uma reflexão epistemológica-conceitual do modelo atual, apresentando o paradigma vigente da avaliação institucional, suas consequências, os impactos no processo de consolidação da epistemologia do campo científico da gestão da educação superior e as possibilidades que podem colaborar para a transposição de uma visão somativa para uma visão emancipatória do processo. Após as discussões das possibilidades apresentadas, as considerações finais sugerem um aprofundamento das questões que podem consolidar o pensamento dialético, emancipador e democrático no processo de avaliação institucional da educação superior no Brasil.

Biografia do Autor

  • Thiago Henrique Almino Francisco, Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (INPEAU/UFSC). Pesquisador do Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas da Universidade Federal de Santa Catarina (NEOGAP/UFSC)
    Acadêmico, matriculado em disciplina isolada, do Programa de Pós-Graduação - Doutorado - em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu Mestrado Profissional em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisador do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina, envolvido em Projetos financiados pela CAPES e nos protocolos de cooperação internacional do Instituto. Revisor de periódicos e eventos na área de gestão da educação superior. Professor, Pesquisador e Executivo da Educação Superior, tendo atuado de 2008 até 2011 como Coordenador de Avaliação e Pesquisas Institucionais e Presidente da Comissão Própria de Avaliação de uma IES do segmento privado. Atuou como Auxiliar de Coordenação de Cursos, responsável pela Coordenação do Núcleo Docente Estruturante dos cursos na área das ciências sociais aplicadas, subsidiando a construção, implementação, avaliação e atualização de Projetos Pedagógicos e na preparação das ações estratégicas direcionadas ao desempenho no ENADE. Tem experiência em coordenação de projetos Institucionais, ordenando o desenvolvimento do Projeto Pedagógico Institucional e do Plano de Desenvolvimento Institucional. É professor de Pós-Graduação, preconizando temas vinculados à administração, metodologia científica e temas emergentes vinculados à Educação Superior.
  • Marina Keiko Nakayama, Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Núcleo Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas.
    Doutorado em administração na UFRGS, com estágio na HEC-Montreal-Canadá, concluido em 1997. Mestrado em Administração pela UFRGS e graduação em psicologia. Ministra as disciplinas de método cientifico em Engenharia e Gestão do COnhecimento, desenvolvimento humano e métodos qualitativos no Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e ministra as disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação no curso de Engenharia de Materiais. Pesquisa na área de gestão do conhecimento, compartilhamento do conhecimento, ensino à distância, gestão de pessoas (foco em relações interpessoais)e segurança pública e tem como principal linha de pesquisa a questão da confiança no ambiente organizacional e de aprendizagem. Coordenadora do grupo de pesquisa NEOGAP (Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas) e do grupo de Estudos em Segurança Pública
  • Pedro Antonio Melo, Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Administração Universitária. (PPGAU). Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAU/UFSC).
    possui graduação em Letras - Português e Literatura Brasileira; Especialização em Recursos Humanos; Mestrado em Administração e Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui pós-doutorado em Educação Superior, pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e o Caribe IESALC, da Unesco; É Especialista em Gestão Universitária pelo CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela OUI - Organização Universitária Interamericana (2004). Recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pela Honorable Academia Mundial de Educación HAME (2012), em Porto Rico. É avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira INEP e do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina - CEE. Coordenador de Grupo de pesquisa no CNPq. É professor da UFSC, onde leciona na graduação, mestrado e doutorado, no Departamento de Ciências da Administração - CAD, e nos Programas de Pós-Graduação em Administração CPGA e Administração Universitária - PPGAU. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Administração Universitária e Diretor do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária - INPEAU. É Editor da Revista Gestão Universitaria na América Latina GUAL e Coordenador do Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária nas Américas. Coordena projetos de pesquisa nacionais e internacionais, financiados pela Capes. Escreve, organiza e publica artigos, livros e capítulos de livros; Apresentou e publicou mais de 100 artigos em eventos científicos, e proferiu mais de 30 palestras no Brasil, na América Latina e na Europa.
  • Marcio Alexandre Pitta, Universidade do Vale do Itajaí
    Mestre em Admnistração pela UNIVALLI. Possui graduação em Ciencias Economicas pela Universidade Estadual de Goiás (2002). Atualmente é professor da Faculdade Capivari e professor da União Bandeirante. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Monetária e Financeira
  • Fabiano Pires de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí
    Possui graduação em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1997) e Formação Pedagógica de Docentes em Matemática pela Unimes - Universidade Metropolitana de Santos (2009). Está cursando o Mestrado Acadêmico em Administração na Univali-Biguaçu como aluno regular (2010) tendo concluído as disciplinas de Teoria das Organizações e Organizações e Desenvolvimento Sustentável . Atualmente é coordenador adjunto do curso de Administração e professor da Faculdade Capivari , atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, estatística, pesquisa operacional, gestão da qualidade e gestão de operações e serviços.

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Publicado

23-06-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: REFLEXÕES SOBRE A TRANSPOSIÇÃO DE PARADIGMAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/116252. Acesso em: 11 maio. 2025.