A EDUCAÇÃO INTERNACIONAL E OS RESULTADOS DE COOPERAÇÃO BRASIL-ALEMANHA NA UNI XXX
Palavras-chave:
Mobilidade. Interatividade. Cultura.Resumo
A silenciosa revolução da educação internacional demanda reformas que afetam todos os níveis da educação. No Brasil, enquanto enviamos nossos bolsistas ao exterior, também nos deparamos com os enormes desafios da oferta de educação pública “em casa.” A avaliação da mobilidade internacional, portanto, muito além de qualquer rotina, implica o aspecto ético de sua relevância social, principalmente quanto ao desenvolvimento de ações de cooperação e o seu impacto nos cursos de graduação e pós-graduação. Nos estágios iniciais de internacionalização, o estabelecimento de parcerias internacionais por meio de projetos de pesquisa e mobilidade é uma estratégia eficiente, mas nem todo programa proporciona ações de cooperação. Neste trabalho, consideramos os resultados de uma abordagem construtivista na internacionalização do Curso XXX da Universidade XXX com o apoio das agências governamentais CAPES (Brasil) e DAAD (Alemanha).Downloads
Publicado
16-08-2016
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
A EDUCAÇÃO INTERNACIONAL E OS RESULTADOS DE COOPERAÇÃO BRASIL-ALEMANHA NA UNI XXX. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/121476. Acesso em: 9 maio. 2025.