A EDUCAÇÃO INTERNACIONAL E OS RESULTADOS DE COOPERAÇÃO BRASIL-ALEMANHA NA UNI XXX

Autores

  • Margarida Gandara Rauen UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Afonso Figueiredo Filho UNICENTRO

Palavras-chave:

Mobilidade. Interatividade. Cultura.

Resumo

A silenciosa revolução da educação internacional demanda reformas que afetam todos os níveis da educação. No Brasil, enquanto enviamos nossos bolsistas ao exterior, também nos deparamos com os enormes desafios da oferta de educação pública “em casa.” A avaliação da mobilidade internacional, portanto, muito além de qualquer rotina, implica o aspecto ético de sua relevância social, principalmente quanto ao desenvolvimento de ações de cooperação e o seu impacto nos cursos de graduação e pós-graduação. Nos estágios iniciais de internacionalização, o estabelecimento de parcerias internacionais por meio de projetos de pesquisa e mobilidade é uma estratégia eficiente, mas nem todo programa proporciona ações de cooperação. Neste trabalho, consideramos os resultados de uma abordagem construtivista na internacionalização do Curso XXX da Universidade XXX com o apoio das agências governamentais CAPES (Brasil) e DAAD (Alemanha).

Biografia do Autor

  • Margarida Gandara Rauen, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste
    Docente permanente (Senior) do PPG em Educação da UNICENTRO. Professora associada nível C, aposentada do Departamento de Arte da UNICENTRO em 2015. Ph.D. (English - Michigan State University) com pós-doutorados realizados no Folger Institute, Washington, D.C. Publicou livros, capítulos e artigos em meios nacionais e internacionais. Membro das associações brasileiras de pós-graduação e pesquisa em artes cênicas (ABRACE) e ANPED. Membro do FAUBAI (Forum de Assessorias de Instituições de Ensino Superior Brasileiras para Assuntos Internacionais)
  • Afonso Figueiredo Filho, UNICENTRO
    Engenheiro Florestal e Doutor pela Universidade Federal do Paraná, com pós-doutorado pela Universidade da Georgia, Athens, E.U.A. e estágios na Alemanha. Ingressou no magistério superior em 1978 e atualmente é professor Sênior no Curso de Pós-graduação em Engenharia Florestal da UFPR e professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). É membro/revisor do conselho editorial das principais revistas da área florestal no Brasil e Bolsista Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq.

Downloads

Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A EDUCAÇÃO INTERNACIONAL E OS RESULTADOS DE COOPERAÇÃO BRASIL-ALEMANHA NA UNI XXX. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/121476. Acesso em: 9 maio. 2025.