Formação Pedagógica no Ensino Superior: o que diz a Legislação e a literatura em Educação e Administração?

Autores

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Manolita Correia Lima Professora Titular da ESPM
  • Eliza Rezende Pinto Narciso Universidade Federal de Lavras – UFLA

Palavras-chave:

Formação de professor. Ensino superior. Administração.

Resumo

A formação do professor universitário tem sido entendida, por força da tradição e ratificada pela legislação, como atinente aos saberes do conteúdo de ensino. Ser docente no ensino superior, no entanto, não é apenas uma questão de domínio de conteúdo. A prática pedagógica de ensino é complexa e contextualizada. Com esse entendimento, procurar-se-á, neste ensaio acadêmico, argumentar em favor da importância da formação pedagógica do professor universitário buscando subsídios na área da educação para desenvolver o argumento. Assim, o objetivo é conhecer como a formação pedagógica do professor universitário é tratada pela legislação e pela literatura acadêmica.

Biografia do Autor

  • Cléria Donizete da Silva Lourenço, Universidade Federal de Lavras - UFLA
    Doutora em administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA Profa. adjunta II da Universidade Federal de Lavras - Departamento de Administração e Economia
  • Manolita Correia Lima, Professora Titular da ESPM
    Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo Escola Superior de Propaganda e Marketing Área: Administração e Educação
  • Eliza Rezende Pinto Narciso, Universidade Federal de Lavras – UFLA
    Graduação em Administração pela UFLA Universidade Federal de Lavras – UFLA Área: Administração Mestranda em Administração pelo PPGA/UFLA

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Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação Pedagógica no Ensino Superior: o que diz a Legislação e a literatura em Educação e Administração?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/132515. Acesso em: 9 maio. 2025.