PROUNI – PONTOS CONTROVERSOS SOB A ANÁLISE DE ALUNOS BOLSISTAS
Palavras-chave:
Políticas educacionais. Educação superior. Programa Universidade para Todos – PROUNI. Democratização do acesso.Resumo
Este trabalho analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado como uma política afirmativa de democratização do acesso à educação superior. Materializado numa transação entre instituições privadas de educação superior e o Governo Federal, mediante incentivos fiscais, o PROUNI tem sido bastante polêmico. Considerando que a efetividade de um programa desta magnitude só pode analisada no médio e longo prazo, este trabalho soma-se ao debate sobre essa política pública, levado a efeito em distintos fóruns. O artigo tem como objetivo a realização de uma análise do programa a partir da opinião dos beneficiários do programa, considerando que pouco há sido feito nesta direção. A partir do cotejamento de opiniões de beneficiários pode-se alcançar a apreciação do programa sob a óptica destes, o que é relevante. Os resultados sinalizam que, de fato, o PROUNI atende às demandas de determinado segmento da população por inclusão no ensino superior. No entanto, os beneficiários consideram que há necessidade de ajustes no programa, e, que a formação acadêmica deles tem sido definida mais por perspectivas do mercado de trabalho e por conveniências das instituições que pelo critério da aptidão. A atividade laboral foi apontada como justificativa ao baixo desempenho acadêmico dos bolsistas, e, há indícios de existência de discriminação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.