PROUNI – PONTOS CONTROVERSOS SOB A ANÁLISE DE ALUNOS BOLSISTAS

Autores

  • Tereza Lúcia Lima Fontele Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Av. Treze de Maio, 2081,Benfica, Fortaleza,CE CEP: 60040-531 | Fax: (85) 3307-3711 | Telefone Geral: (85) 3307-3666
  • Vicente Lima Crisóstomo Universidade Federal do Ceará Depto de Contabilidade/Faculdade de Economia Av. da Universidade, 2486 - CEP 60020-180 Fortaleza/Ceará/Brazil Fone: +55 85 3366 7802 / 3366 7801 (fax) e-mail: vlc@ufc.br

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Educação superior. Programa Universidade para Todos – PROUNI. Democratização do acesso.

Resumo

Este trabalho analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado como uma política afirmativa de democratização do acesso à educação superior. Materializado numa transação entre instituições privadas de educação superior e o Governo Federal, mediante incentivos fiscais, o PROUNI tem sido bastante polêmico. Considerando que a efetividade de um programa desta magnitude só pode analisada no médio e longo prazo, este trabalho soma-se ao debate sobre essa política pública, levado a efeito em distintos fóruns. O artigo tem como objetivo a realização de uma análise do programa a partir da opinião dos beneficiários do programa, considerando que pouco há sido feito nesta direção. A partir do cotejamento de opiniões de beneficiários pode-se alcançar a apreciação do programa sob a óptica destes, o que é relevante. Os resultados sinalizam que, de fato, o PROUNI atende às demandas de determinado segmento da população por inclusão no ensino superior. No entanto, os beneficiários consideram que há necessidade de ajustes no programa, e, que a formação acadêmica deles tem sido definida mais por perspectivas do mercado de trabalho e por conveniências das instituições que pelo critério da aptidão. A atividade laboral foi apontada como justificativa ao baixo desempenho acadêmico dos bolsistas, e, há indícios de existência de discriminação.

Biografia do Autor

  • Tereza Lúcia Lima Fontele, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) Av. Treze de Maio, 2081,Benfica, Fortaleza,CE CEP: 60040-531 | Fax: (85) 3307-3711 | Telefone Geral: (85) 3307-3666
    Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela UFC. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará, graduada em Pedagogia e Supervisão Escolar Plena pela Universidade Estadual do Ceará. Especializada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará.
  • Vicente Lima Crisóstomo, Universidade Federal do Ceará Depto de Contabilidade/Faculdade de Economia Av. da Universidade, 2486 - CEP 60020-180 Fortaleza/Ceará/Brazil Fone: +55 85 3366 7802 / 3366 7801 (fax) e-mail: vlc@ufc.br
    Professor do Depto de Ciências Contábeis/Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Economia Financeira pela Universidade de Valladolid/Espanha.

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Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PROUNI – PONTOS CONTROVERSOS SOB A ANÁLISE DE ALUNOS BOLSISTAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/132875. Acesso em: 9 maio. 2025.