PROUNI – PONTOS CONTROVERSOS SOB A ANÁLISE DE ALUNOS BOLSISTAS
Palavras-chave:
Políticas educacionais. Educação superior. Programa Universidade para Todos – PROUNI. Democratização do acesso.Resumo
Este trabalho analisa o Programa Universidade para Todos- PROUNI, criado como uma política afirmativa de democratização do acesso à educação superior. Materializado numa transação entre instituições privadas de educação superior e o Governo Federal, mediante incentivos fiscais, o PROUNI tem sido bastante polêmico. Considerando que a efetividade de um programa desta magnitude só pode analisada no médio e longo prazo, este trabalho soma-se ao debate sobre essa política pública, levado a efeito em distintos fóruns. O artigo tem como objetivo a realização de uma análise do programa a partir da opinião dos beneficiários do programa, considerando que pouco há sido feito nesta direção. A partir do cotejamento de opiniões de beneficiários pode-se alcançar a apreciação do programa sob a óptica destes, o que é relevante. Os resultados sinalizam que, de fato, o PROUNI atende às demandas de determinado segmento da população por inclusão no ensino superior. No entanto, os beneficiários consideram que há necessidade de ajustes no programa, e, que a formação acadêmica deles tem sido definida mais por perspectivas do mercado de trabalho e por conveniências das instituições que pelo critério da aptidão. A atividade laboral foi apontada como justificativa ao baixo desempenho acadêmico dos bolsistas, e, há indícios de existência de discriminação.Downloads
Publicado
16-08-2016
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
PROUNI – PONTOS CONTROVERSOS SOB A ANÁLISE DE ALUNOS BOLSISTAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/132875. Acesso em: 9 maio. 2025.