A RELEVÂNCIA DO PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA PARA A CONFIGURAÇÃO DO BOM PROFESSOR
Palavras-chave:
Autoavaliação Institucional, Bom Professor, Educação Superior.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar discussões sobre concepções de bom professor universitário a partir dos resultados dos processos da Autoavaliação Institucional em uma Universidade Tecnológica Federal Paranaense. O estudo apresentado faz parte da dissertação de Mestrado em Educação, do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -UNIOESTE, Campus de Cascavel e tem como objetivo revelar como os dados/resultados de um processo de autoavaliação institucional da Universidade Tecnológica podem colaborar na configuração do bom professor. Entremeadas na construção histórica do conceito de bom professor e de bom ensino apresentam-se discussões sobre a avaliação institucional, um dos propósitos deste trabalho, que lança um olhar na perspectiva de desvelar a Autoavaliação Institucional como uma ferramenta capaz de proporcionar elementos de intervenção pedagógica para a constituição de melhores condições de ensino e aprendizagem na universidade. Nesse contexto, pergunta-se: Como os dados/resultados do processo de Autoavaliação Institucional podem colaborar na configuração de um bom professor universitário? Como referenciais teóricos sobre Avaliação Institucional utilizaram-se as ideias de Dias Sobrinho (1995, 2010), Belloni (1996), Cunha (2005) Simões (2000), dentre outros teóricos. Como resultado deste trabalho infere-se que a Autoavaliação Institucional na concepção formativa possibilita enxergar e engendrar vários caminhos para consolidar ações de melhoria do ensino, de formação de professores que levem à profissionalização do professor universitário e na configuração do bom professor, em especial, da Educação Profissional e Tecnológica Universitária.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.