Profissão acadêmica e scholarhsip da docência: Novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário

Autores

  • José Camilo Santos Filho Professor titular contratado voluntário da Unicamp e professor da Unoeste.
  • Carmen Lúcia Dias Educação- UNOESTE- Presidente Prudente/SP

Palavras-chave:

Profissão acadêmica. Scholarship da docência. Professor de universidade. Docência universitária. Trabalho acadêmico.

Resumo

O reconhecimento da qualidade do trabalho docente em atividades não diretamente relacionadas à pesquisa e a crescente exigência da sociedade por uma contribuição mais relevante da universidade para a solução de seus problemas prementes levaram à busca de superação da visão tradicional de scholarship. Neste trabalho, primeiro, o entendimento clássico de scholarship e as propostas de expansão deste conceito por alguns teóricos são apresentados. Em seguida, são analisados o conceito de scholarship da docência e seus componentes básicos. Por último, são citadas algumas propostas e iniciativas introduzidas por universidades para consolidar a scholarship da docência, explicitando suas múltiplas perspectivas e formas concretas de estímulo à sua efetivação prática.

Biografia do Autor

  • José Camilo Santos Filho, Professor titular contratado voluntário da Unicamp e professor da Unoeste.
    Ph.D. em educação, MPA e MEd. pela University of Southern California; Pós-doutorado pela UCLA; Professor titular da Unicamp; professor da Unoeste.
  • Carmen Lúcia Dias, Educação- UNOESTE- Presidente Prudente/SP
    Dra. em Educação e Pós-doutoranda - UNESP - Marília/SP Docente do Mestrado em Educação- UNOESTE- Presidente Prudente/SP

Downloads

Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Profissão acadêmica e scholarhsip da docência: Novo olhar sobre as múltiplas funções do professor universitário. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135741. Acesso em: 9 maio. 2025.