A QUALIDADE E ENSINO DE GRADUAÇÃO E O COMPLEXO EXERCÍCIO DE PROPOR INDICADORES: É POSSÍVEL OBTER AVANÇOS?
Keywords:
Universidade. Indicadores de qualidade. Ensino de graduação.Abstract
O texto se insere nas reflexões sobre os indicadores de qualidade da educação superior e decorre de um projeto de pesquisa desenvolvido no Observatório da Educação Superior MEC/CAPES/INEP/RIES. Parte do conceito de qualidade da educação explicitado na LDB/96 como um referente e, no caso da universidade, toma o dispositivo constitucional da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão como a expressão que orienta a qualidade da educação superior. Reconhece o conceito de qualidade como multireferenciado, dependente de contextos, culturas e ideologias. Assume que a organização de indicadores de qualidade dos cursos e instituições tem sido um grande desafio quando deseja afastar-se das formulações generalizadoras. Propondo-se a um exercício dessa natureza, a autora coordena um estudo de organização de indicadores de qualidade do ensino de graduação, a partir de um instrumento de pesquisa aplicado a docentes e estudantes universitários. Com os resultados organiza duas famílias de indicadores, uma referenciada em produtos e outra em processos. Reconhece a limitação de exercícios dessa natureza, mas acredita ser importante a sua realização para orientar a direção dos processos pedagógicos que cada instituição, cursos ou comunidades de práticas deseja para si.Downloads
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