FRAUDE EM AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL: APROXIMAÇÕES COM UMA PESQUISA DE PORTUGAL

Autores

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-graduação em educação.
  • Sônia de Almeida Pimenta Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação.

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem. Fraude em Avaliação. Educação Superior

Resumo

A prática da fraude em avaliações (cola, pesca, fila, no Brasil; copianço, em Portugal) tem aumentado em todo o mundo (Eckstein, 2003). Além de contemplar uma dimensão ética que merece reflexão, ela pode trazer implicações significativas para a qualidade da formação acadêmica dos estudantes e, consequentemente, comprometer a formação profissional. O problema tratado neste artigo é a fraude em avaliações no Brasil e em Portugal. O objetivo é apresentar e analisar resultados de pesquisas realizadas nas IES desses países. A pesquisa bibliográfica fornece suporte para a análise de dados coletados por meio de entrevistas e questionários aplicados a estudantes. A análise e a interpretação dos resultados revelam, além da ampla permanência desta prática nas universidades brasileiras, dentre outros aspectos, diferentes motivações para prática da fraude, as quais não impedem a consideração, por parte daqueles que a praticam, como sendo ruim ou censurável.

Biografia do Autor

  • Maria Alzira de Almeida Pimenta, Universidade de Sorocaba, Programa de Pós-graduação em educação.
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. Atualmente, é professora do programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Sorocaba. É diretora administrativa do Instituto Campinas Sustentável e voluntária do observatório cidadão Campinas Que Queremos. Suas pesquisas tratam sobre avaliação da aprendizagem, fraude acadêmica e ética.
  • Sônia de Almeida Pimenta, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação.
    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), especialização em saúde pública (1993) pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas em 1997 e 2003, respectivamente. Foi Coordenadora do Programa de Qualificação de Professores em Língua Portuguesa (PQLP) em Timor Leste pela CAPES - Ministério das Relações Exteriores. Atualmente é professora associada do Departamento de Metodologia da Educação da Universidade Federal da Paraíba e Líder do Grupo de Pesquisa Mediação Pedagógica (CNPq). Suas pesquisas tratam dos temas: tecnologias na educação, educação à distância, avaliação, ensino-aprendizagem, educação no campo e formação de professores.

Downloads

Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FRAUDE EM AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL: APROXIMAÇÕES COM UMA PESQUISA DE PORTUGAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/148736. Acesso em: 9 maio. 2025.