SINAES: AVALIAÇÃO, ACCOUNTABILITY E DESEMPENHO

Autores

  • Leo Lynce Valle de Lacerda Universidade do Vale do Itajaí
  • Cássia Ferri Universidade do Vale do Itajaí
  • Blaise Keniel da Cruz Duarte Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Educação Superior. Avaliação. Regulação. Accountability

Resumo

O texto examina a prática do SINAES, o primeiro sistema nacional de avaliação da educação superior do Brasil, e sua operacionalização desenvolvida sob o critério da eficiência institucional em seu produto final, o egresso. As modalidades do sistema são discutidas: o exame nacional dos cursos, a avaliação externa dos cursos de graduação e o processo de autoavaliação. A lógica do desempenho por meio de índices criados pelo sistema é investigada. Estabelece-se uma discussão acerca do que previa o sistema em seu documento original em relação aos processos de avaliação e regulação, e o que efetivamente ocorreu na prática: uma forma incipiente de um modelo de accountability baseado em exame de desempenho. Discute-se a minimização da avaliação e a sobreposição do exame em relação aos demais processos. Investiga-se a premissa de que o exame é utilizado como insumo principal para a regulação por ser generalizável para todo o contexto educacional brasileiro. Conclui que a diversidade das instituições brasileiras impossibilita a generalização do exame e o uso deste como produto final.

Biografia do Autor

  • Leo Lynce Valle de Lacerda, Universidade do Vale do Itajaí
    doutorando em Educação (Políticas Públicas) pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é professor dessa instituição e atua no programa de avaliação e na administração acadêmica da universidade, Itajaí, Santa Catarina, Brasil.
  • Cássia Ferri, Universidade do Vale do Itajaí
    doutora em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil.
  • Blaise Keniel da Cruz Duarte, Universidade do Vale do Itajaí
    Doutoranda no Doutorado em Educação, na UNIVALI, tendo como área de pesquisa Educação e subarea Políticas Públicas de Educação, Bolsista da Capes, realizou estágio científico em 2015-1 na Universidade do Minho, Braga, Portugal. Mestre em Educação pela Universidade do Contestado (2002) em convênio com a UNICAMP. Graduada em Letras - Língua Portuguesa/ Língua Inglesa pela UNIVALI. Atualmente é docente da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Educação atuando nas questões de currículo, avaliação e produção textual. Imortal - Membro Vitalício da Academia de Letras do BRASIL - ALBSC Balneário Piçarras - Cadeira N. 10

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Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SINAES: AVALIAÇÃO, ACCOUNTABILITY E DESEMPENHO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/148992. Acesso em: 9 maio. 2025.