SINAES: AVALIAÇÃO, ACCOUNTABILITY E DESEMPENHO
Palavras-chave:
Educação Superior. Avaliação. Regulação. AccountabilityResumo
O texto examina a prática do SINAES, o primeiro sistema nacional de avaliação da educação superior do Brasil, e sua operacionalização desenvolvida sob o critério da eficiência institucional em seu produto final, o egresso. As modalidades do sistema são discutidas: o exame nacional dos cursos, a avaliação externa dos cursos de graduação e o processo de autoavaliação. A lógica do desempenho por meio de índices criados pelo sistema é investigada. Estabelece-se uma discussão acerca do que previa o sistema em seu documento original em relação aos processos de avaliação e regulação, e o que efetivamente ocorreu na prática: uma forma incipiente de um modelo de accountability baseado em exame de desempenho. Discute-se a minimização da avaliação e a sobreposição do exame em relação aos demais processos. Investiga-se a premissa de que o exame é utilizado como insumo principal para a regulação por ser generalizável para todo o contexto educacional brasileiro. Conclui que a diversidade das instituições brasileiras impossibilita a generalização do exame e o uso deste como produto final.Downloads
Publicado
16-08-2016
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
SINAES: AVALIAÇÃO, ACCOUNTABILITY E DESEMPENHO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/148992. Acesso em: 9 maio. 2025.