PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DAS ATUAIS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE NO BRASIL: ORIGENS HISTÓRICAS E FUNDAMENTOS TEÓRICOS
Palavras-chave:
Educação superior em saúde. Metodologias ativas. Pedagogias Não DiretivasResumo
Busca-se demonstrar que as metodologias inspiradas em pressupostos pedagógicos não diretivos, difundidas pelo Ministério da Saúde como inovadoras no campo da formação em saúde, se contextualizadas historicamente, perdem sua inventividade e originalidade. Tomando-se como fonte documentos oficiais que reorientam a formação profissional em saúde no Brasil, analisou-se as principais iniciativas de mudança e identificou-se seus pressupostos: aprendizagem significativa, professor facilitador, aprender a aprender; aprendizagem ativa e aprendizagem por problemas. Conclui-se que tais princípios pedagógicos podem ser considerados inovações no contexto educacional em que foram produzidos, no início do século passado. Na saúde, também não se trata de uma novidade, pois a Medicina Preventiva, desde 1950, tem defendido a readequação curricular e a incorporação de metodologias ativas na formação profissional.Downloads
Publicado
16-08-2016
Edição
Seção
Artigos
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PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DAS ATUAIS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE NO BRASIL: ORIGENS HISTÓRICAS E FUNDAMENTOS TEÓRICOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149020. Acesso em: 9 maio. 2025.