PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DAS ATUAIS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE NO BRASIL: ORIGENS HISTÓRICAS E FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Autores

  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
  • Roseli Esquerdo Lopes Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Palavras-chave:

Educação superior em saúde. Metodologias ativas. Pedagogias Não Diretivas

Resumo

Busca-se demonstrar que as metodologias inspiradas em pressupostos pedagógicos não diretivos, difundidas pelo Ministério da Saúde como inovadoras no campo da formação em saúde, se contextualizadas historicamente, perdem sua inventividade e originalidade. Tomando-se como fonte documentos oficiais que reorientam a formação profissional em saúde no Brasil, analisou-se as principais iniciativas de mudança e identificou-se seus pressupostos: aprendizagem significativa, professor facilitador, aprender a aprender; aprendizagem ativa e aprendizagem por problemas. Conclui-se que tais princípios pedagógicos podem ser considerados inovações no contexto educacional em que foram produzidos, no início do século passado. Na saúde, também não se trata de uma novidade, pois a Medicina Preventiva, desde 1950, tem defendido a readequação curricular e a incorporação de metodologias ativas na formação profissional.

Biografia do Autor

  • Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
    Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1993) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2002). É doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professora (Adjunto nível A) no curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:Práticas Educativas em Saúde; Didática; Formação de Professores; Formação Profissional em Saúde e Metodologia do Ensino Superior.
  • Roseli Esquerdo Lopes, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
    Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (1979), especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1991), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2007). Professora Titular do Departamento de Terapia Ocupacional, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos, atua na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Terapia Ocupacional e Terapia Ocupacional Social, e na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação.

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Publicado

16-08-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS DAS ATUAIS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE NO BRASIL: ORIGENS HISTÓRICAS E FUNDAMENTOS TEÓRICOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/149020. Acesso em: 9 maio. 2025.