Comentários sobre as transformações recentes na universidade pública brasileira
Keywords:
Universidade. Neoliberalismo. Capitalismo acadêmico. Inovacionismo. Produtivismo.Abstract
Este artigo aborda algumas das principais transformações pelas quais a universidade pública brasileira tem passado ao longo das últimas décadas, mais acentuadamente a partir dos anos 1990. Tratamos aqui do conjunto de três processos que, como argumentamos no artigo, estão conectados pela racionalidade neoliberal: a emergência do capitalismo acadêmico, a gênese do inovacionismo e o acirramento do produtivismo na pesquisa. Esses três processos podem trazer efeitos prejudiciais ao cumprimento do papel civilizatório das universidades, como tem sido apontado por diversos autores. Contudo, revestidos pela fábula neoliberal, naturalizam-se e são disseminados sem que sejam devidamente discutidos no ambiente universitário. Este artigo apresenta uma breve discussão sobre esses movimentos, procurando situá- los politicamente e problematizando a forma acrítica com que têm sido difundidos na universidade pública brasileira.Downloads
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.