A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DIANTE DE UMA COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DISCENTE
Palavras-chave:
Participação Política, Educação Superior, Avaliação.Resumo
Este artigo é o resultado de investigação em pós-doutorado que analisou e discutiu a participação política dos estudantes nos espaços democráticos de duas universidades públicas uma no Brasil e outra em Portugal. Sob o enfoque do colonialismo ainda presente na atualidade e da colonialidade do poder e do saber nas interações acadêmicas desenvolvemos as discussões tendo como fundamentação o referencial teórico de Boaventura de Sousa Santos. Investigamos os fatores que provocam essa despolitização dentro da comunidade acadêmica principalmente os que afetam e criam culturalmente essa omissão do corpo discente nas deliberações próprias dos setores da universidade, instituição esta, que deveria garantir o direito de participação política em todas as suas instâncias. Temos como pontos principais primeiro o de que democracia e participação são entes distintos mas convergentes e, segundo, que a participação exige pelo menos três condições que estão presentes no caráter cultural, no político e epistemológico. Neste contexto desenvolveremos no primeiro momento a democracia como princípio e a estrutura organizacional como fundamento das universidades públicas a partir da mudanças implementadas nos últimos anos nas universidades brasileiras com a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; no segundo momento o colonialismo ainda presente nas universidades e a descaracterização de sua estrutura (fundamento) a partir das relações de poder entre suas bases principalmente no que diz respeito as relações entre corpo docente e discente. Os instrumentos metodológicos principais foram questionários e entrevistas. Os resultados demonstraram que em ambas instituições não há formação política orientada ao corpo discente. Os alunos entram na universidade e saem despolitizados.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.