A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DIANTE DE UMA COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DISCENTE

Autores

  • Douglas Aparecido Campos Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Participação Política, Educação Superior, Avaliação.

Resumo

Este artigo é o resultado de investigação em pós-doutorado que analisou e discutiu a participação política dos estudantes nos espaços democráticos de duas universidades públicas uma no Brasil e outra em Portugal. Sob o enfoque do colonialismo ainda presente na atualidade e da colonialidade do poder e do saber nas interações acadêmicas desenvolvemos as discussões tendo como fundamentação o referencial teórico de Boaventura de Sousa Santos. Investigamos os fatores que provocam essa despolitização dentro da comunidade acadêmica principalmente os que afetam e criam culturalmente essa omissão do corpo discente nas deliberações próprias dos setores da universidade, instituição esta, que deveria garantir o direito de participação política em todas as suas instâncias. Temos como pontos principais primeiro o de que democracia e participação são entes distintos mas convergentes e, segundo, que a participação exige pelo menos três condições que estão presentes no caráter cultural, no político e epistemológico. Neste contexto desenvolveremos no primeiro momento a democracia como princípio e a estrutura organizacional como fundamento das universidades públicas a partir da mudanças implementadas nos últimos anos nas universidades brasileiras com a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI; no segundo momento o colonialismo ainda presente nas universidades e a descaracterização de sua estrutura (fundamento) a partir das relações de poder entre suas bases principalmente no que diz respeito as relações entre corpo docente e discente. Os instrumentos metodológicos principais foram questionários e entrevistas. Os resultados demonstraram que em ambas instituições não há formação política orientada ao corpo discente. Os alunos entram na universidade e saem despolitizados.

Biografia do Autor

  • Douglas Aparecido Campos, Universidade Federal de São Carlos
    Departamento de Metodologia de Ensino - DME, Educação.

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Publicado

02-09-2016

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DIANTE DE UMA COLONIALIDADE DO SABER E DO PODER: A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA DISCENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 179–199, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/153330. Acesso em: 19 abr. 2025.