Dever profissional entre pesquisadores de engenharias e áreas tecnológicas no Brasil e na Finlândia

Autores

  • Daniel Guerrini UTFPR-Londrina
    • Renato de Oliveira Centro Universitário Univates

      Palavras-chave:

      Dever profissional, Sociologia da ciência, Sociologia do ensino superior,

      Resumo

      Este artigo é resultado de uma pesquisa comparada entre pesquisadores de engenharias e áreas tecnológicas do Brasil e da Finlândia. O objetivo foi identificar as diferenças que cada grupo formulava a respeito de seu papel como pesquisadores em suas respectivas sociedades, conectando isso à sua percepção acerca do reconhecimento social de sua atividade. Foram entrevistados onze pesquisadores brasileiros e doze finlandeses. O questionário, de perguntas objetivas e abertas, se baseou em duas categorias: o reconhecimento social da atividade científica e a importância por eles atribuída a esta atividade. A partir da conexão entre essas duas categorias nas falas dos entrevistados, trabalhou-se com a noção de dever de cada grupo de pesquisadores, identificando como mobilizavam uma ideia de seu papel na sociedade. Conclui-se que, diante da falta de reconhecimento de suas atividades no Brasil, os entrevistados se veem na posição de desenvolver a sociedade. Diante do reconhecimento no caso finlandês, os entrevistados aprofundam a importância do caráter estritamente científico de sua atividade profissional.

      Biografia do Autor

      • Daniel Guerrini, UTFPR-Londrina
        Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Humanas Área: Sociologia
      • Renato de Oliveira, Centro Universitário Univates
        Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento

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      Publicado

      27-02-2019

      Edição

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      Artigos

      Como Citar

      Dever profissional entre pesquisadores de engenharias e áreas tecnológicas no Brasil e na Finlândia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/176017. Acesso em: 13 out. 2025.