RANKINGS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DA LITERATURA IBERO-AMERICANA
Palavras-chave:
Rankings Acadêmicos. Educação Superior. Rankings Universitários.Resumo
Apresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de sistemática e detalhada pesquisa bibliográfica, em amplas e abrangentes bases de dados, com o intuito de identificar a produção existente sobre a temática em questão, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, referenciados nos paradigmas do conflito e do consenso, e estudos de referenciais empíricos, dividido em rankings globais, regionais e nacionais. Embora na década de 2000, predominavam estudos críticos à adoção do ranqueamento nas políticas de avaliação da educação superior, a pesquisa evidenciou, após 2010, a predominância de estudos empíricos focados e alinhados com a performatividade institucional em rankings nacionais e internacionais, bem como a retração de abordagens críticas ao ranqueamento, as mesmas que embora perdem espaço, ainda ficam latentes na produção científica. Pode-se afirmar que encontra-se em expansão abordagens teóricas que enxergar o fenômeno do ranqueamento como um fator indutor de melhoria das instituições e sistemas de educação superior; de promoção de maior transparência na relação da oferta dos serviços educacionais; e de seu papel enquanto fonte de informação para futuros estudantes dentro de contextos de concorrência no mercado educacional.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.