RANKINGS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DA LITERATURA IBERO-AMERICANA

Autores

Palavras-chave:

Rankings Acadêmicos. Educação Superior. Rankings Universitários.

Resumo

Apresenta-se o estado da questão sobre os rankings acadêmicos à luz da literatura ibero-americana. A partir de sistemática e detalhada pesquisa bibliográfica, em amplas e abrangentes bases de dados, com o intuito de identificar a produção existente sobre a temática em questão, sistematizaram-se informações em duas categorias: estudos teóricos conceituais, referenciados nos paradigmas do conflito e do consenso, e estudos de referenciais empíricos, dividido em rankings globais, regionais e nacionais. Embora na década de 2000, predominavam estudos críticos à adoção do ranqueamento nas políticas de avaliação da educação superior, a pesquisa evidenciou, após 2010, a predominância de estudos empíricos focados e alinhados com a performatividade institucional em rankings nacionais e internacionais, bem como a retração de abordagens críticas ao ranqueamento, as mesmas que embora perdem espaço, ainda ficam latentes na produção científica. Pode-se afirmar que encontra-se em expansão abordagens teóricas que enxergar o fenômeno do ranqueamento como um fator indutor de melhoria das instituições e sistemas de educação superior; de promoção de maior transparência na relação da oferta dos serviços educacionais; e de seu papel enquanto fonte de informação para futuros estudantes dentro de contextos de concorrência no mercado educacional.

Biografia do Autor

  • Carlos Marshal França, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Doutorando em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), PUC-Campinas, Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Doutorando em Educação na PUC-Campinas, docente da Faculdade de Administração do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
  • Adolfo Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
    Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2/Educação).

Downloads

Publicado

14-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

RANKINGS ACADÊMICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: TENDÊNCIAS DA LITERATURA IBERO-AMERICANA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/176835. Acesso em: 19 abr. 2025.