A produção científica sobre docência no ensino superior: uma análise bibliométrica da SciELO Brasil
Palavras-chave:
Docência, Ensino Superior, Indicadores bibliométricos, SciELOResumo
A maioria das políticas públicas brasileiras sempre tiveram como foco a pesquisa científica, dando pouca importância às práticas pedagógicas. Por esse motivo, o objetivo deste artigo é analisar a produção científica acerca da docência no Ensino Superior. Para tanto, foram construídos indicadores bibliométricos, elaborados a partir de uma coleta de dados na base da SciELO Brasil. Os resultados apontaram para uma tendência ascendente no número de publicações versando sobre o assunto analisado. As principais temáticas dessa produção foram a respeito das práticas didáticas, sistemas de avaliação e saúde do docente. Verificou-se que alguns dos periódicos que mais publicaram artigos sobre o assunto não são da área da Educação, mas de outros campos científicos como Química, Medicina e Enfermagem. Conclui-se que a crescente importância da discussão dentro da comunidade científica demonstra que as políticas públicas deveriam se adequar às necessidades do Ensino Superior, de modo que a formação didática do futuro professor também seja uma prioridade.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.