A produção científica sobre docência no ensino superior: uma análise bibliométrica da SciELO Brasil

Autores

Palavras-chave:

Docência, Ensino Superior, Indicadores bibliométricos, SciELO

Resumo

A maioria das políticas públicas brasileiras sempre tiveram como foco a pesquisa científica, dando pouca importância às práticas pedagógicas. Por esse motivo, o objetivo deste artigo é analisar a produção científica acerca da docência no Ensino Superior. Para tanto, foram construídos indicadores bibliométricos, elaborados a partir de uma coleta de dados na base da SciELO Brasil. Os resultados apontaram para uma tendência ascendente no número de publicações versando sobre o assunto analisado. As principais temáticas dessa produção foram a respeito das práticas didáticas, sistemas de avaliação e saúde do docente. Verificou-se que alguns dos periódicos que mais publicaram artigos sobre o assunto não são da área da Educação, mas de outros campos científicos como Química, Medicina e Enfermagem. Conclui-se que a crescente importância da discussão dentro da comunidade científica demonstra que as políticas públicas deveriam se adequar às necessidades do Ensino Superior, de modo que a formação didática do futuro professor também seja uma prioridade.

Biografia do Autor

  • Paulo Roberto Cintra, Universidade Estadual de Campinas
    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Política Científica e Tecnológica, da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

15-05-2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A produção científica sobre docência no ensino superior: uma análise bibliométrica da SciELO Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 23, n. 2, 2018. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/183035. Acesso em: 19 abr. 2025.