Modelos instituidores do ensino superior brasileiro alemão e francês

uma revisão crítica da literatura sob a ótica da empregabilidade

Autores

Palavras-chave:

Crise no Ensino Superior, Modelos de Ensino Superior, Empregabilidade

Resumo

A relação entre ensino superior e a empregabilidade é o tema do presente artigo. O objetivo é estabelecer fatos estilizados dos modelos de ensino superior Napoleônico (Francês) e Humboldtiano (Alemão) que evidenciem o perfil do egresso em termos de habilidades e competências para o mercado de trabalho. Tais modelos de ensino superior que influenciam a universidade brasileira desde sua constituição, geram habilidades e competências que se diferem em função do processo educacional a que se propõem, atuando sobre a empregabilidade de maneira peculiar. A metodologia empregada foi a elaboração de fatos estilizados a partir da revisão crítica da literatura. Os resultados revelaram que enquanto o modelo de ensino superior Napoleônico foca em desenvolver características práticas, o modelo de ensino Humboldtiano foca no desenvolvimento do pensar crítico do indivíduo.

Biografia do Autor

  • Dr. Tiago, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

    Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atua na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, onde foi Coordenador Adjunto da Graduação do curso de Ciências Econômicas, Coordenador do PPG de Economia e Diretor do Centro de Ciências Econômicas. Atualmente é Coordenador do PPG de Ciências Contábeis e leciona na graduação do curso de Ciências Econômicas, no PPG de Economia e no PPG de Ciências Contábeis e é lider do Grupo de Pesquisa intitulado: Mercados e Competitividade de instituições de Ensino Superior. Tem experiência na área de Economia Rural e de Energia, Microeconomia e Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Custos, Avaliação de Desempenho das Organizações, Análise da Competitividade das Instituições e Mercado de Ensino Superior; fundamentados em Microeconomia Aplicada e Economia Comportamental.

Referências

ALTBACH, Philip G. Advancing the national and global knowledge economy:The role of research universities in developing countries.Studies in Higher Education, v. 38, n. 3, 14p. 2013.

ASH, Mitchell G. Bachelor of What, Master of Whom? The Humboldt Myth and Historical Transformations of Higher Education in German-Speaking Europe and the US. European Journal of Education, Oxford, UK., v. 41, n. 2, p. 23, 2006.

BÄCHLE, Michael et al. Assistive technology for independent living with dementia: Stylized facts and research gaps. Health Policy and Technology, v. 7, n. 1, p. 98–111, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.hlpt.2017.12.002. Acesso em: 10 jun. 2019.

BERGLUND, Per et al. Linking Education and Research : A Roadmap for Higher Education Institutions at the Dawn of the Knowledge Society. Preprints. April, p. 23, 2019. Disponível em: https://doi.org/ 10.20944/preprints201904.0195.v1. Acesso em: 15 jun. 2019.

BROWN, PHILLIP; HESKETH, ANTHONY; WILIAMS, SARA. Employability in a Knowledge-driven Economy. Journal of Education and Work, v. 16, n. 2, 19 p., 2003.

CHAUÍ, Marilena. A universidade em ruínas. In: Universidade em ruínas na república dos professores, 2ª ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2000. p. 223.

COOPER, Harris M. Synthesizing research : a guide for literature reviews. London, UK: International Educational and Professional Publisher, 1998.

DRÈZE, Jacques H.; DEBELLE, Jean. Concepções da universidade. Fortaleza: 1983. Disponível em: https://books.google.com.br/books/about/Concepções_

da_universidade.html?id=ZiMrAQAAIAAJ&redir_esc=y. Acesso em: 7 jun. 2019.

ELTON, Lewis. Collegiality and Complexity: Humboldt ’ s Relevance to British Universities Today. Technology, Oxford, UK, v. 62, n. 3, p. 224–236, 2008.

HAMMERSHØJ, Lars Geer. The perfect storm scenario for the university: Diagnosing converging tendencies in higher education. Futures Copenhagen , Denmark. June, p. 9, 2018.

HIRSCHMAN, Daniel. Stylized Facts in the social sciences. Sociological Science, v. 3, p. 604–626, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.15195/v3.a26. Acesso em: 05 jun. 2019.

HOUY, Constantin; FETTKE, Peter; LOOS, Peter. The Concept of Stylized Facts as an Instrument for Cumulative IS Research. Communications of Association for Information Systems, v. 37, n. 10, p. 31, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17705/1CAIS.03710. Acesso em: 05 julho 2019.

LEYDESDORFF, Loet; ETZKOWITZ, Henry. Emergence o fa Triple Helix of university-industry-government relations. Science and Public Policy, v. 23, n. 5, p. 279–286, 1996. Disponível em: https://doi.org/10.1093/spp/23.5.279. Acesso em: 08 agosto 2019.

MARTIN, B.; ETZKOWITZ, H. The origin and evolution of the university species. Journal for Science and Technology Studies, New York, USA, n. 59, p. 25, 2000.

MCCOWAN, Tristan. Should universities promote employability? Theory and Research in Education, v. 13, n. 3, p. 18, 2015Disponível em:https://doi.org/10.1177/1477878515598060. Acesso em: 08 setembro 2019.

MENEGHEL, Stela Maria. A crise da universidade moderna no Brasil. 2001. 330p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2001.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: A Educação Superior no Brasil. Porto Alegre, 2002. p. 335.

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, São Paulo v. 14, n. 1, p. 29–52, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1414-40772009000100003. Acesso em: 17 jun. 2019.

PROTA, Leonardo. Um Novo Modelo De Universidade. São Paulo (SP): Convívio, 1987.

SAM, Chanphirun; SIJDE, Peter van der. Understanding the concept of the entrepreneurial university from the perspective of higher education models. Higher Education , v. 68, n. 6, p. 891–908, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s10734-014-9750-0. Acesso em: 07 jun. 2019.

SCHWARTZMAN, Simon; KLEIN, Lucia. Higher Education and Government in Brazil,. In: Government and Higher Education Relationships Across Three Continents: the winds of change. Vol 2 ed. 1994. E-book. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br /simon/vught.htm. Acesso em: 29 maio. 2019.

SCHWARTZMAN, Simon. Higher Education Reform: Indonesia and Latin America. Jakarta, Indonésia: 2001.

SCHWARTZMAN, Simon. Ciência, universidade e ideologia: a política do conhecimento. Rio de Janeiro, Brasil: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008.

SGUISSARDI. A universidade neoprofissional, heterônoma e competitiva. In: Universidade: políticas, avaliação e trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2004. p. 20.

SILVEIRA, Zuleide Simas; BIANCHETTI, Lucídio. Universidade moderna: Dos interesses do Estado-nação às conveniências do mercado. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 64, p. 79–99, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782016216405. Acesso em: 29 maio. 2019.

SINGAM, Kanaga. Review on Graduates’ Unemployment in Sri Lanka and the Globe. Global Journal of Human-Social Science: G Linguistics & Education. USA, v. 17, n. 8, p. 42–52, 2017. Disponível em: https://globaljournals.org/GJHSS_Volume17/5-Review-on-Graduates-Unemployment.pdf. Acesso em: 09 junho. 2019.

SORKIN, David. Wilhelm Von Humboldt: The Theory and Practice of Self-Formation (Bildung), 1791-1810. Journal of the History of Ideas, v. 44, n. 1, p. 55, 1983. Disponível em: DOI: 10.2307/2709304 Acesso em: 29 maio. 2019.

STEWART, Jim; KNOWLES, Vanessa. Graduate recruitment: Implications for business and management courses in HE. Journal of European Industrial Training, v. 25, p. 98–108, 2001. Disponível em: 10.1108/03090590110395771 Acesso em: 02 maio. 2019.

TEIXEIRA, Anísio. Ensino superior no Brasil: análise e interpretação de sua evolução até 1969. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1989.

THOMÉ, Antônio Márcio Tavares et al. Sales and operations planning: A research synthesis. International Journal of Production Economics, v. 138, n. 1, p. 1–13, 2012.

TOMLINSON, Michael. The degree is not enough: Students’ perceptions of the role of higher education credentials for graduate work and employability. British Journal of Sociology of Education, v. 29, n. 1, p. 49–61, 2008.

TRINDADE, Hélgio. Universidade, ciência e Estado. In: Universidade em ruínas na república dos professores. 2o ed. Petrópolis, RJ . Vozes, 2000. p. 9–23

YORKE, Mantz; KNIGHT, Peter T. Embedding Employability Into the Curriculum. 3. ed. York: Learning and Teaching Support Network, 2006. v. Series 1

Downloads

Publicado

07-04-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modelos instituidores do ensino superior brasileiro alemão e francês: uma revisão crítica da literatura sob a ótica da empregabilidade. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/243600. Acesso em: 15 maio. 2025.