Contribuições para melhoria dos indicadores do ENADE

um estudo com coordenadores de cursos de graduação

Autores

  • Evanilde Gollo Cordazzo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Antonio Zanin Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Edicreia Andrade dos Santos DOS SANTOS Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0001-8745-3579

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior. Coordenadores de Cursos de Graduação. Enade

Resumo

Este estudo teve por objetivo identificar a percepção dos coordenadores de curso de graduação quanto às estratégias contributivas para melhoria dos indicadores no Enade. Para tal, foi aplicado uma survey a 110 coordenadores de cursos de graduação de instituições de ensino superior (IES). Os dados coletados foram analisados a partir das técnicas da estatística descritiva e cálculo de entropia da informação. Quanto aos resultados, em relação ao nível de importância atribuído aos indicadores, constatou-se relevante importância atribuída pelos respondentes aos indicadores propostos. Todos os indicadores foram considerados pela maioria dos respondentes como muito importantes, de forma que as médias apresentadas foram superiores a quatro pontos. Em relação ao nível de execução, observou-se níveis inferiores ao nível de importância, entretanto, as médias apuradas demonstram níveis satisfatórios de execução. Conclui-se que o modelo de indicadores proposto foi validado pelos coordenadores servindo de base para a gestão dos cursos.

Biografia do Autor

  • Evanilde Gollo Cordazzo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

    Mestre em Ciências Contábeis e Administração – Unochapecó

    Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

    Bolsista FUMDES

  • Antonio Zanin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
    Graduado em Ciências Contábeis/UNOESC Mestre em Contabilidade/PUC/SP Doutor em Engenharia de Produção/UFRGS Pós-Doutorado em Engenharia de Produção/MINHO/Portugal Professor no Curso de Graduação de Ciências Contábeis CPNA/UFMS e no Programa de Mestrado em Ciências Contábeis ESAN/UFMS Link do ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7837-7375
  • Edicreia Andrade dos Santos DOS SANTOS, Universidade Federal do Paraná - UFPR

    Doutora em Contabilidade - UFSC

    Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

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Publicado

07-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições para melhoria dos indicadores do ENADE: um estudo com coordenadores de cursos de graduação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023008, 2024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/253560. Acesso em: 6 nov. 2024.