Contribuições para melhoria dos indicadores do ENADE
um estudo com coordenadores de cursos de graduação
Palavras-chave:
Instituições de Ensino Superior. Coordenadores de Cursos de Graduação. EnadeResumo
Este estudo teve por objetivo identificar a percepção dos coordenadores de curso de graduação quanto às estratégias contributivas para melhoria dos indicadores no Enade. Para tal, foi aplicado uma survey a 110 coordenadores de cursos de graduação de instituições de ensino superior (IES). Os dados coletados foram analisados a partir das técnicas da estatística descritiva e cálculo de entropia da informação. Quanto aos resultados, em relação ao nível de importância atribuído aos indicadores, constatou-se relevante importância atribuída pelos respondentes aos indicadores propostos. Todos os indicadores foram considerados pela maioria dos respondentes como muito importantes, de forma que as médias apresentadas foram superiores a quatro pontos. Em relação ao nível de execução, observou-se níveis inferiores ao nível de importância, entretanto, as médias apuradas demonstram níveis satisfatórios de execução. Conclui-se que o modelo de indicadores proposto foi validado pelos coordenadores servindo de base para a gestão dos cursos.
Referências
ACAFE. Associação Catarinense das Fundações Educacionais. Conheça a ACAFE. Disponível em http://www.new.acafe.org.br/acafe/acafe. Acesso em: 26 mar. 2020.
BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C. O professor-gestor e as políticas institucionais para formação de professores de ensino superior para a gestão universitária. Revista Economia & Gestão, v. 16, n. 42, p. 61-88, 2016.
BITTENCOURT, H. R.; CASARTELLI, A. O.; RODRIGUES, A. C. M. Sobre o índice geral de cursos (IGC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 14, n. 3, p. 667-682, 2009.
BONZANINI, O. A.; FERREIRA-DA-SILVA, A. C.; LEITE, T. G. Aspectos da Gestão nos cursos superiores em Ciências Contábeis do Brasil: um estudo sobre a atuação dos Coordenadores. e3-Revista de Economia, Empresas e Empreendedores na CPLP, v. 3, n. 1, p. 52-74, 2017.
BOTELHO, L. L. R. et al. Ser gerente em instituições de ensino superior: a percepção de ex-coordenadores de curso de graduação sobre suas aprendizagens gerenciais. Revista Gestão Universitária na América Latina, p. 190-209, 2018.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES e dá outras providências, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L10.861.htm . Acesso em: 20 abr. 2020.
CORDAZZO, E. G.; WERNKE, R.; ZANIN, A. Estilos gerenciais dos coordenadores de cursos de graduação de uma instituição de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina, p. 84-107, 2021.
COSTA, D. M. Avaliação educacional em larga escala: a opção pela democracia participativa. Jornal de políticas educacionais, v. 3, n. 6, 2009.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e transformações da educação superior brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 15, n. 1, p. 195-224, 2010.
DOMINGUES, M. J. C. S. et al. Identificação e análise do perfil dos gestores de cursos de ciências contábeis nos estados de São Paulo e Santa Catarina. Revista Base, v. 8, n. 2, p. 189-201, 2011.
FALLEIROS, A. E. S.; PIMENTA, M. L.; VALADÃO JÚNIOR, V. M. O significado da autoavaliação institucional na perspectiva de técnicos-administrativos de uma universidade pública. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 21, n. 2, p. 593-618, 2016.
FERRONATO, F. B. Interfaces entre avaliação institucional e gestão de instituições de ensino superior: um estudo a partir do SINAES. REGAE, v. 6, n. 11, p. 21-43, 2017.
GONTIJO, S. B. F. Implicações do Enade para a organização do trabalho pedagógico e as práticas avaliativas em um curso de Pedagogia. (Tese). Programação de pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, Brasília. 2014.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância, 2017. Brasília. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2017/curso_autorizacao.pdf >. Acesso em: 21 fev. 2020.
MEYER JÚNIOR, V. Planejamento universitário: ato racional, político ou simbólico-um estudo de universidades brasileiras. Revista Alcance, v. 12, n. 3, p. 373-389, 2005.
MEYER JR, V.; PASCUCCI, L.; MANGOLIN, L. Gestão estratégica: um exame de práticas em universidades privadas. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 1, p. 49-70, 2012.
MOLOZZI, G. A. Indicadores de desempenho para Instituições de Ensino Superior: uma proposta adaptada aos eixos do SINAES. 2015. (Dissertação). Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Chapecó.
PEIXOTO, M. C. L. A avaliação institucional nas universidades federais e as comissões próprias de avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 14, n. 1, p. 9-28, 2009.
POLIDORI, M. M. Políticas de avaliação da educação superior brasileira: Provão, SINAES, IDD, CPC, IGC e.… outros índices. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 14, n. 2, p. 439-452, 2009.
REBELO, L. M. B.; ERDMANN, R. H. Modelo de formação de estratégias de gestão em instituições de ensino superior sob o enfoque da teoria da complexidade. Revista de Administração e Inovação, v. 4, n. 1, p. 5-20, 2007.
RISTOFF, D.; LIMANA, A. O ENADE como parte da avaliação da educação superior. Assessoria de Comunicação Social-Ministério da Educação. Disponível em:< http://mecsrv04. mec. gov. br/news/ArtigosDiaImp. asp, 2007. Acesso em 20 de jan. 2020.
ROCHA, I. Grau de entropia da informação em indicadores econômico-financeiros das empresas que participam dos níveis de governança corporativa da BM&FBovespa. 2010. 155f. 2010. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau.
SILVA, F. M. V.; ALMEIDA C., CASTRO C. J. A transição de contribuidor individual para líder: a experiência vivida pelo professor universitário. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 5, n. 1, p. 145-171, 2012.
SOARES, L. H. Gestão de Instituições de Ensino: o ensino superior privado e os novos parâmetros de perenidade. Universitas: Gestão e TI, v. 3, n. 2, 2013.
ZANIN, A. Definição de painel de indicadores de desempenho para instituições comunitárias de ensino superior. 2014. (Tese) Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal do Rio Grande de Sul, Porto Alegre.
ZELENY, M. (Ed.). Multiple criteria decision-making Kyoto 1975. Springer Science & Business Media, 2012.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.