A gestão da propriedade intelectual nas instituições públicas de ensinos superiores mineiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100040

Palavras-chave:

Patentes, inovação frugal, universidades

Resumo

O trabalho desenvolvido demonstra a concessão de patentes nas instituições públicas ensinos superiores do estado de Minas Gerais, sob a perspectiva de analisar os depósitos de patentes realizados pelos seus Núcleos de Inovações Tecnológicas – NITs. Nesta medida, visou observar o número de pedidos de patentes depositados, pedidos concedidos e indeferidos, bem como, a presença da inovação frugal em suas tecnologias. Para melhor desenvolver os estudos, lógica operacional o método dedutivo e a abordagem qualitativa para coletar as informações junto às instituições para que fosse possível desenvolver o estudo. Logo, objetiva-se analisar os depósitos de pedidos de concessão de parentes realizados por essas instituições mineiras, independentemente da sua concessão.

Biografia do Autor

  • Larissa Campos Sousa, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Larissa Campos Sousa | Universidade do Estado de Minas Gerais | Frutal | Minas Gerais | Brasil | laricamp97@gmail.com | https://orcid.org/0000-0002-3474-2999

  • Allynson Fujita, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professor/Doutor (Ciências Exatas) | Universidade do Estado de Minas Gerais | Frutal | Minas Gerais | Brasil | 

  • Jhansley Ferreira da Mata, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Professor/Doutor em Agronomia (Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas) | Universidade do Estado de Minas Gerais | Frutal | Minas Gerais | Brasil 

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Publicado

13-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A gestão da propriedade intelectual nas instituições públicas de ensinos superiores mineiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023025, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100040. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/265097. Acesso em: 6 nov. 2024.