A educação a distância como estratégia de captação de alunos após a redução da oferta do Fies

Autores

  • Marcelo Augusto Scudeler UNISAL
  • Elvira Cristina Martins Tassoni Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100007

Palavras-chave:

Educação Superior, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Educação a Distância

Resumo

Ao mesmo tempo que viabilizou o ingresso e a permanência de estudantes na educação superior privada, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também foi uma ferramenta de financeirização do setor, especialmente na primeira metade da década de 2010. Este artigo focaliza as consequências para o segmento educacional, do progressivo encolhimento do Fies a partir de 2015, bem como a Educação a Distância (EaD) como estratégia comercial para minimizar os impactos deste encolhimento no processo de captação de alunos. Trata-se de uma pesquisa documental que pretende demonstrar que, na míngua de fontes públicas estatais de financiamento estudantil, a continuidade do processo de expansão e a manutenção dos resultados das empresas educacionais foi viabilizada pela expansão da EaD.

Biografia do Autor

  • Elvira Cristina Martins Tassoni, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas. Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Trabalho Docente.

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Publicado

31-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A educação a distância como estratégia de captação de alunos após a redução da oferta do Fies. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023007, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100007. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/270616. Acesso em: 6 nov. 2024.