Tecnologias da informação e comunicação no ensino da Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia de COVID-19
Palavras-chave:
Educação em saúde, Tecnologias da informação e comunicação, Suporte institucionalResumo
Preocupações relacionadas ao uso de tecnologias no ensino superior são recorrentes em vários países e áreas do conhecimento. Este estudo transversal exploratório mapeou usos e percepções sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia durante a pandemia de COVID-19, no Brasil, por meio de um questionário online. Participaram do estudo 87 acadêmicos vinculados a cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. No que concerne ao apoio institucional recebido durante a pandemia para o uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, 84 participantes se manifestaram, dos quais 13 (15,5%) declararam que este apoio foi ruim; 40 (47,6%) que o apoio foi regular, 23 (27,4%) que o apoio foi bom e 8 (9,5%) que o apoio foi ótimo. A análise temática de 87 respostas observou a predominância de três temas: percepções positivas sobre o uso de tecnologias, percepções relacionadas às adversidades no uso de tecnologias e percepções relacionadas às estratégias para aperfeiçoar o uso das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, havendo destaque para as percepções sobre adversidades. Notou-se que o ensino remoto possui desvantagens derivadas do potencial despreparo da comunidade acadêmica para o uso de tecnologias, bem como especificidades relacionadas ao campo da saúde como a necessária relação aluno-paciente. Assim, os usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino destas áreas demandam atenção aprofundada das instituições de ensino superior e comunidade acadêmica para a adoção, treinamento e avaliação de inovações.
Referências
ADRIANI, Lisa A.; KIPNIS, Daniel G.; KOLBIN, Ronda I.; VERBIT, Daniel. Graduate Occupational Therapy Students: Communication and Research Preferences from Three University Libraries. Medical Reference Services Quarterly, London, England, v. 39, n. 2, p. 113–124, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02763869.2020.1741305. Acesso em: 5 jan. 2023.
ARISTOVNIK, Aleksander; KERŽIČ, Damijana; RAVŠELJ, Dejan; TOMAŽEVIČ, Nina; UMEK, Lan. Impacts of the COVID-19 Pandemic on Life of Higher Education Students: A Global Perspective. Sustainability, Basel, Switzerland, v. 12, n. 20, p. 8438, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12208438. Acesso em: 5 jan. 2023.
BERMEJO-FRANCO, Alberto; SÁNCHEZ-SÁNCHEZ, Juan L.; GAVIÑA-BARROSO, María I.; ATIENZA-CARBONELL, Beatriz; BALANZÁ-MARTÍNEZ, Vicent; CLEMENTE-SUÁREZ, Vicente J. Gender Differences in Psychological Stress Factors of Physical Therapy Degree Students in the COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, Switzerland, v. 19, n. 2, p. 810, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijerph19020810. Acesso em: 5 jan. 2023.
BORBA, Patrícia L. O.; BASSI, Bianca G. C.; PEREIRA, Beatriz P.; VASTERS, Gabriela P.; CORREIA, Ricardo L.; BARREIRO, Rafael G. Desafios práticos e reflexivos para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, Brasil, v. 28, n. 3, p. 1103–1115, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoen2110. Acesso em: 5 jan. 2023.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, London, England, v. 3, n. 2, p. 77–101, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa. Acesso em: 5 jan. 2023.
BRAUN, Virginia; CLARK, Victoria; HAYFIELD, Nikki; TERRY, Gareth. Answers to frequently asked questions about thematic analysis, 2019. Disponível em: https://cdn.auckland.ac.nz/assets/psych/about/our-research/documents/Answers%20to%20frequently%20asked%20questions%20about%20thematic%20analysis%20April%202019.pdf. Acesso em: 5 jan. 2023.
BULAN, Paolo M. P.; LAGRIA, Maria M. G. COVID-19 and the local landscape of occupational therapy education: a case report about the voices of Cebuano occupational therapy educators and students. World Federation of Occupational Therapists Bulletin, Oxon, England, v. 76, n. 2, p. 108–115. Disponível em: https://doi.org/10.1080/14473828.2020.1805202. Acesso em: 5 jan. 2023.
FELTER, Cara E.; CICONE, Jonathan; MATHIS, Lindsey; SMITH, Deanna L. Identifying and Addressing Social Determinants of Learning During the COVID-19 Pandemic. Physical Therapy, Cary, NC, USA, v. 101, n. 11, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ptj/pzab210. Acesso em: 5 jan. 2023.
GALVÃO, Maria C. B.; RICARTE, Ivan L. M.; FERREIRA, Janise B. B.; DARSIE, Camilo; FORSTER, Aldaísa C.; CARNEIRO, Marcelo; SAMPAIO, Samára S.; BARBOSA, Letícia S. Ensino superior no campo da saúde e o uso de tecnologia durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Asklepion Informação em Saúde, Rio de Janeiro, Brasil, v. 1, n. 1, p. 64–84, 2021a. Disponível em: https://revistaasklepion.emnuvens.com.br/asklepion/article/view/10. Acesso em: 5 jan. 2023.
GALVÃO, Maria C. B.; RICARTE, Ivan L. M.; DARSIE, Camilo; FERREIRA, Janise B. B.; ROCHA, Juan S. Y.; CARNEIRO, Marcelo; SAMPAIO, Samára S.; FORSTER, Aldaísa C.; Usos de tecnologias da informação e comunicação no ensino superior em Enfermagem durante a pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Information Studies: Research trends, Marília, Brasil, v. 15, p. e02108, 2021b. Disponível em: https://doi.org/10.36311/1981-1640.2021.v15.e02108. Acesso em: 5 jan. 2023.
GALVÃO, Maria C. B.; RICARTE, Ivan L. M.; DARSIE, Camilo; FERREIRA, Janise B. B.; ROCHA, Juan S. Y.; CARNEIRO, Marcelo; SAMPAIO, Samára S.; FORSTER, Aldaísa C. Brazilian medical education and the incorporation of technologies before and during the COVID-19 pandemic. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, Havana, Cuba, v. 33, p. e1836, 2022. Disponível em: https://www.revenfermeria.sld.cu/index.php/acimed/article/view/1836. Acesso em: 5 jan. 2023.
HELGØY, Kjersti V.; SMEBY, Jens C.; BONSAKSEN, Tore; OLSEN, Nina R. Research-based occupational therapy education: An exploration of students’ and faculty members’ experiences and perceptions. PLoS ONE, San Francisco, CA, USA, v. 15, n. 12, p. e0243544, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0243544. Acesso em: 5 jan. 2023.
HILLS, Caroline; RYAN, Susan; SMITH, Derek R.; WARREN-FORWARD, Helen; LEVETT-JONES, Tracy; LAPKIN, Samuel. Occupational therapy students’ technological skills: Are ‘generation Y’ ready for 21st century practice? Australian Occupational Therapy Journal, Hoboken, NJ, USA, v. 63, n. 6, p. 391–398, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1111/1440-1630.12308. Acesso em: 5 jan. 2023.
KAYE, Melisa. Multimedia Pretraining to Teach Complex Content in Occupational Therapy Education. American Journal of Occupational Therapy, Bethesda, MD, USA, v. 74, n. 6, p. 7406205080, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5014/ajot.2020.037523. Acesso em: 5 jan. 2023.
KHOZA-SHANGASE, Katijah; MOROE, Nomfundo; NEILLE, Joanne; EDWARDS, Anita. The impact of COVID-19 on speech–language and hearing professions in low- and middle-income countries: Challenges and opportunities explored. South African Journal of Communication Disorders, Durbanville, South Africa, v. 69, n. 2, p. 1–15, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4102/sajcd.v69i2.937. Acesso em: 5 jan. 2023.
MEDEIROS, Arthur A.; BATISTON, Adriane P.; SOUZA, Laís A.; FERRARI, Fernando P.; BARBOSA, Isabelle R. Analysis of physical therapy education in Brazil during the COVID-19 pandemic. Fisioterapia em Movimento, Curitiba, Brasil, v. 34, p. e34103, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/fm.2021.34103. Acesso em: 5 jan. 2023.
MORUNO-MIRALLES, Pedro; REYES-TORRES, Adriana; TALAVERA-VALVERDE, Miguel A.; SOUTO-GÓMEZ, Ana I.; MÁRQUEZ-ÁLVAREZ, Luis J. Learning and Development of Diagnostic Reasoning in Occupational Therapy Undergraduate Students. Occupational Therapy International, London, England, v. 2020, p. 6934579, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1155/2020/6934579. Acesso em: 5 jan. 2023.
NAIDOO, Urisha; FLACK, Penelope S.; RATHIRAM, Vrinda; MOODLEY, Legini; KARRIM, Saira B.; BUTHELEZI, Nomfundo; NDANGANENI, Vuledzani. Speech–language therapy educator reflections on the planning and implementation of education and training during the COVID-19 pandemic. South African Journal of Communication Disorders, Durbanville, South Africa, v. 69, n. 2, p. 1–10, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.4102/sajcd.v69i2.908. Acesso em: 5 jan. 2023.
NG, Leo; SEOW, Kuang C.; MACDONALD, Laetitia; CORREIA, Christina; REUBENSON, Alan; GARDNER, Peter; SPENCE, Angela L.; BUNZLI, Samantha; OLIVEIRA, Beatriz I. R. eLearning in Physical Therapy: Lessons Learned From Transitioning a Professional Education Program to Full eLearning During the COVID-19 Pandemic. Physical Therapy, Cary, NC, USA, v. 101, n. 4, p. 1–9, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1093/ptj/pzab082. Acesso em: 5 jan. 2023.
OLIVEIRA, Daianny S.; OLIVEIRA, Nara R. C. Competência em Informação: mapeamento do uso de fontes de informação por discentes da área da saúde. Transinformação, Campinas, Brasil, v. 31, p. e170074, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e170074. Acesso em: 5 jan. 2023.
PARK, Se J.; YEO, Seong G.; KIM, Byeong G. Mental Health of Physical Therapy Students in Clinical Practice during the COVID-19 Pandemic: A Cross-sectional Survey in Gwangju and Jeollanam-do, South Korea. The Journal of Korean Physical Therapy, Chungnam, Korea, v. 33, n. 3, p. 131–135, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18857/jkpt.2021.33.3.131. Acesso em: 5 jan. 2023.
SAMELLI, Alessandra G.; MATAS, Carla G.; NAKAGAWA, Naomi K.; SILVA, Talita N. R.; MARTINS, Milton A.; JOÃO, Silvia M. A. COVID-19 pandemic: Challenges and advances in the Physical Therapy, Speech-Language-Hearing Science, and Occupational Therapy undergraduate programs in Brazil. Clinics, São Paulo, Brasil, v. 75, p. e2490, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.6061/clinics/2020/e2490. Acesso em: 5 jan. 2023.
SAVKIN, Raziye; BAYRAK, Gokhan; BÜKER, Nihal. Distance learning in the COVID-19 pandemic: acceptance and attitudes of physical therapy and rehabilitation students in Turkey. Rural and Remote Health, Douglas, Australia, v. 21, n. 3, p. 6366, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22605/RRH6366. Acesso em: 5 jan. 2023.
SHAHZAD, Arfan; HASSAN, Rohail; AREMU, Adejare Y.; HUSSAIN, Arsalan; LODHI, Rab N. Effects of COVID-19 in E-learning on higher education institution students: the group comparison between male and female. Quality and Quantity, Dordrecht, Netherlands, v. 55, n. 3, p. 805–826, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11135-020-01028-z. Acesso em: 5 jan. 2023.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Universidade de São Paulo
Números do Financiamento USP-FMRP-2399(2021-2022);USP-FMRP-1448(2022-2023)