Análise do desempenho das principais universidades que participam no World University Rankings - Times Higher Education (THE)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100026Palavras-chave:
Sustentabilidade, Desempenho, UniversidadesResumo
Rankings universitários globais são importantes indicadores, que medem a capacidade das universidades de impactar a sociedade positivamente. Neste estudo, teve como objetivo analisar os fatores determinantes no desempenho acadêmico e de sustentabilidade das universidades por continentes participantes do Ranking THE. Quanto ao método, classifica-se como um estudo de descritivo, quantitativo, que considerou para análises o Produto Interno Bruto, e o nível de Sustentabilidade dos países em que as universidades se situam - no desempenho acadêmico das Universidades, mensurado por meio do ranking World University da Times Higher Education (THE). Como principais resultados, destacam-se: verificou-se uma forte relação entre as características em nível de país como PIB, IDH e a Pontuação no World University Rankings do Times Higher Education, o que sugere que as características do país influenciam no desempenho e no nível de sustentabilidade de cada universidade. Do mesmo modo, os grupos pesquisa e ensino são os mais impactantes a Pontuação Geral de melhor universidade.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.