Métodos de ensino e Inovações na aprendizagem no ensino superior no Brasil: ENADE (2018-2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id279495

Palavras-chave:

metodologias de ensino, aprendizagem

Resumo

Objetivou-se verificar as diferenças nas respostas dos(as) alunos(as) ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) relacionadas ao uso de diferentes métodos de ensino e à promoção de experiências de aprendizado inovadoras em cursos de graduação no Brasil, nos anos de 2018 e 2021, considerando tanto a modalidade de ensino quanto o tipo de instituição. Este é um estudo transversal com dados do ENADE de ambos os anos, utilizando o teste qui-quadrado e o cálculo de intervalos de confiança de 95% para avaliar as diferenças nas respostas dos(as) alunos(as). Os resultados do teste qui-quadrado revelaram diferenças estatisticamente significativas em todas as respostas dos(as) estudantes. Os intervalos de confiança destacaram a relevância dessas diferenças, ressaltando, no entanto, que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação às modalidades de ensino. Este estudo contribui para a compreensão das nuances nas respostas dos(as) estudantes sobre métodos de ensino e experiências de aprendizado inovadoras, oferecendo conhecimentos valiosos para aprimorar as estratégias educacionais no ensino superior e alinhar as práticas acadêmicas às diretrizes das políticas educacionais

Biografia do Autor

  • Isabel Cristina Bento, FioCruz - Minas

    Nutricionista. Mestre em Educação e Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Doutora pelo Instituto René Rachou. Belo Horizonte/Minas Gerais/Brasil – FioCruz-Minas. 

  • Ábia Lima de França, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

    Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra em Educação pela UFBA, Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. 

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Métodos de ensino e Inovações na aprendizagem no ensino superior no Brasil: ENADE (2018-2021). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id279495. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/279495. Acesso em: 18 out. 2025.