Métodos de ensino e Inovações na aprendizagem no ensino superior no Brasil: ENADE (2018-2021)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id279495Palavras-chave:
metodologias de ensino, aprendizagemResumo
Objetivou-se verificar as diferenças nas respostas dos(as) alunos(as) ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) relacionadas ao uso de diferentes métodos de ensino e à promoção de experiências de aprendizado inovadoras em cursos de graduação no Brasil, nos anos de 2018 e 2021, considerando tanto a modalidade de ensino quanto o tipo de instituição. Este é um estudo transversal com dados do ENADE de ambos os anos, utilizando o teste qui-quadrado e o cálculo de intervalos de confiança de 95% para avaliar as diferenças nas respostas dos(as) alunos(as). Os resultados do teste qui-quadrado revelaram diferenças estatisticamente significativas em todas as respostas dos(as) estudantes. Os intervalos de confiança destacaram a relevância dessas diferenças, ressaltando, no entanto, que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação às modalidades de ensino. Este estudo contribui para a compreensão das nuances nas respostas dos(as) estudantes sobre métodos de ensino e experiências de aprendizado inovadoras, oferecendo conhecimentos valiosos para aprimorar as estratégias educacionais no ensino superior e alinhar as práticas acadêmicas às diretrizes das políticas educacionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabel Cristina Bento, Ábia Lima de França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.