Métodos de ensino e Inovações na aprendizagem no ensino superior no Brasil: ENADE (2018-2021)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id279495Keywords:
metodologias de ensino, aprendizagemAbstract
Objetivou-se verificar as diferenças nas respostas dos(as) alunos(as) ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) relacionadas ao uso de diferentes métodos de ensino e à promoção de experiências de aprendizado inovadoras em cursos de graduação no Brasil, nos anos de 2018 e 2021, considerando tanto a modalidade de ensino quanto o tipo de instituição. Este é um estudo transversal com dados do ENADE de ambos os anos, utilizando o teste qui-quadrado e o cálculo de intervalos de confiança de 95% para avaliar as diferenças nas respostas dos(as) alunos(as). Os resultados do teste qui-quadrado revelaram diferenças estatisticamente significativas em todas as respostas dos(as) estudantes. Os intervalos de confiança destacaram a relevância dessas diferenças, ressaltando, no entanto, que não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação às modalidades de ensino. Este estudo contribui para a compreensão das nuances nas respostas dos(as) estudantes sobre métodos de ensino e experiências de aprendizado inovadoras, oferecendo conhecimentos valiosos para aprimorar as estratégias educacionais no ensino superior e alinhar as práticas acadêmicas às diretrizes das políticas educacionais
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Isabel Cristina Bento, Ábia Lima de França

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.