Educação e refúgio
narrativas de estudantes estrangeiros sobre o acesso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id284397Palavras-chave:
migração, refugiados, instituição de ensino superiorResumo
Os deslocamentos humanos que dão forma às migrações contemporâneas passaram a ganhar grande relevância nos contextos nacional e internacional, visto que se intensificaram nos últimos anos. A presente pesquisa qualitativa exploratória tem por objetivo problematizar o processo seletivo para ingresso de Pessoas em Situação de Refúgio nos Cursos de Graduação, a partir de entrevistas narrativas individuais com seis estudantes de graduação refugiados. As análises apontam que os estudantes se sentem congratulados pela experiência, porém, também sugerem que o processo precisa ser qualificado em relação a: acesso ao edital, rigidez quanto ao processo de apresentação de documentos, comprovação da proficiência e distância entre a aprovação no Celpe-Bras e a inserção no curso de graduação.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rosane Machado Rollo, Liara Saldanha Brites, Maura Jeisper Fernandes Vieira, Camilo Darsie, Cristianne Maria Famer Rocha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















