Educação e refúgio

narrativas de estudantes estrangeiros sobre o acesso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id284397

Palavras-chave:

migração, refugiados, instituição de ensino superior

Resumo

Os deslocamentos humanos que dão forma às migrações contemporâneas passaram a ganhar grande relevância nos contextos nacional e internacional, visto que se intensificaram nos últimos anos. A presente pesquisa qualitativa exploratória tem por objetivo problematizar o processo seletivo para ingresso de Pessoas em Situação de Refúgio nos Cursos de Graduação, a partir de entrevistas narrativas individuais com seis estudantes de graduação refugiados. As análises apontam que os estudantes se sentem congratulados pela experiência, porém, também sugerem que o processo precisa ser qualificado em relação a: acesso ao edital, rigidez quanto ao processo de apresentação de documentos, comprovação da proficiência e distância entre a aprovação no Celpe-Bras e a inserção no curso de graduação.

Biografia do Autor

  • Rosane Machado Rollo, Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul.

    Doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) - bolsista PROSUC/CAPES - Modalidade II, atuando na linha de pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos. Integrante do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS). Possui Mestrado em Educação (2022) e Mestrado (2017) e Graduação (2016) em Saúde Coletiva, todos cursados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Especialista em Gestão Pública (2021), pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Também possui Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto-Alegrense de Ciências Contábeis e Administrativas (1999). Foi Administradora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (de 1984 até março de 2018), e Secretária Geral da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul (2000-2002). Atualmente, também faz Psicologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É pesquisadora do Grupo de Estudos em Promoção da Saúde (GEPS), da UFRGS e do Grupo de Pesquisa Famílias e Contexto, do Programa de Pós-Graduação Psicologia e Saúde, da UFCSPA. Tem experiência nas áreas de Administração Pública (ênfase em Gestão, Planejamento, Avaliação da Saúde); Economia da Saúde; Educação em Saúde; Saúde Coletiva; e, Psicologia.

  • Liara Saldanha Brites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Doutoranda em Educação e Mestra em Saúde Coletiva (2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Micropolítica da Gestão e do Trabalho em Saúde (2015) pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Saúde da Família na modalidade Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (2011) e Fonoaudióloga (2007) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Concursada na Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), exercendo as funções de vice coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Saúde Pública (CEPS-ESP/RS) e de referência regional da Saúde da Pessoa com Deficiência (PcD)/Transtorno do Espectro Autista (TEA) na 18 Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). e-mail: liarabrites@yahoo.com.br

  • Maura Jeisper Fernandes Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/PPGEDU). Pedagoga pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/UFRGS). Tecnóloga em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia TecBrasil (FTEC). Pesquisadora do GEPS - Grupo de Estudos em Promoção da Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (www.ufrgs.br/geps). Minhas temáticas de interesse são: Educação, Trabalho e Tecnologia Digital. Subáreas: trabalho docente, trabalho docente subordinado por meio de plataformas digitais e uberização do trabalho docente. Tenho experiência na área da gestão de instituições educacionais, na formação de professores da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica e na docência no Ensino Profissionalizante e Técnico. Possuo experiência como tutora de cursos a distância e na gestão de sistemas de aprendizagem (LMS) dando suporte ao processo de aprendizagem por recursos síncronos e assíncronos. Sou professora de Inclusão e Diversidade na Tear Educacional, professora conteudista na área da Educação e Agente Local de Inovação pelo Sebrae/RS atuando como consultora pedagógica em algumas escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre.

  • Camilo Darsie, Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. Universidade de Santa Cruz do Sul.

    Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em pesquisa desenvolvida com a Fulda University of Applied Sciences, da Alemanha. Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo desempenhando atividades de campo na Costa Rica, por meio da Universidad de Costa Rica (UCR). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Doutorado Sanduíche na Universidade de Minnesota (U of M), Estados Unidos. Mestre em Educação e graduado em Geografia. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Coordenador do Internato de Saúde Coletiva e Professor da mesma área no curso de Medicina. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Inclusão e Produção de Sujeitos (PPIPS) e Editor-chefe da Revista Reflexão e Ação, do PPGEdu, na mesma instituição. Participante do Grupo de estudos em Promoção da Saúde (GEPS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde (Rebrals) e da International Health Literacy Research Network, coordenada pela Fulda University of Applied Sciences e Technical University Munich. Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação, Saúde e Geografia.

  • Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Mãe e atuante na causa das mulheres na ciência. Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS). Realizou estágio de Pós-Doutorado junto à Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), em 2005, e junto à Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em 2013. É, atualmente, Professora Associada III da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Curso de Bacharelado em Saúde Coletiva. É Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF/UFRGS), desde 2017, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS), desde 2019. É Líder do GEPS - Grupo de Estudos em Promoção da Saúde, cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Foi Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGCOL/UFRGS), de 2012 a 2017. Foi Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e Adolescente (PPGSCA/UFRGS), de 2007 a 2018. Foi Professora Visitante (2008) e Professora Colaboradora (2009-2010) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT/UNL), em Portugal. E, de 2006 a 2013, foi Professora Convidada da Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), na Costa Rica. Atua, desde 2006, como Consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), em diferentes projetos, no Brasil e no exterior. Suas áreas de atuação são Educação em Saúde, Comunicação em Saúde e Promoção em Saúde. Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=EabD3voAAAAJhl=pt-BRoi=ao; Research Gate: https://www.researchgate.net/profile/Cristianne_Rocha2; Academia: https://ufrgs.academia.edu/CristianneFamerRocha; Publons: https://publons.com/researcher/3707904/cristianne-maria-famer-rocha/; Índice H: 18; Índice i10: 42

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação e refúgio: narrativas de estudantes estrangeiros sobre o acesso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025024, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id284397. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/284397. Acesso em: 17 dez. 2025.