Ensino na saúde

intencionalidades dos mestrados profissionais para a formação e o trabalho interprofissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id287327

Palavras-chave:

Ensino na Saúde, Mestrado Profissional, Educação Interprofissional

Resumo

O estudo configura-se como pesquisa documental com abordagem quali-quanti, descritiva-analítica e teve como objetivo analisar as intencionalidades dos mestrados profissionais da área de Ensino na Saúde, para a formação e o trabalho interprofissional no contexto brasileiro. A pesquisa envolveu 20 Relatórios Coleta CAPES, dos mestrados profissionais da área de Ensino na Saúde das cinco regiões geográficas do Brasil, referente à Avaliação Quadrienal (2017-2020). A análise dos Relatórios foi realizada por meio do rastreio de termos relacionados ao objeto de estudo e análise de conteúdo dos documentos. Os Relatórios expressam as características individuais dos programas e as intencionalidades para a formação profissional direcionadas aos princípios e diretrizes do sistema de saúde brasileiro e ao desenvolvimento de competências para o trabalho coletivo; reconhecem a importância da formação problematizadora, crítica e reflexiva; e, utilizam diferentes metodologias ativas e interativas com potencial para fortalecer o trabalho integrado entre diferentes categorias profissionais. Os Relatórios apresentam intenções para a formação e o trabalho coletivo e colaborativo, embora vê-se a necessidade de os programas explicitarem com maior clareza as estratégias utilizadas para o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e a colaboração interprofissional.

Biografia do Autor

  • Rosana Aparecida Salvador Rossit, 16 98250-5812

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3333865775403342

    Sou Rosana Aparecida Salvador Rossit, graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar, 1982), Mestrado e Doutorado em Educação Especial (UFSCar, 1997 e 2003), Pós-doutorado - FAPESP, Laboratório de Aprendizagem Humana, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (UFSCar, 2007), Pós-Doutorado em Ensino na Saúde (UNIFESP, 2013). Professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) vinculada ao Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde (UNIFESP-São Paulo) e Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde (UNIFESP-Baixada Santista). Membro da Comissão de Autoavaliação da Pós-Graduação. Assessora para avaliação de Cursos de Graduação do SINAES/MEC/INEP. Assessora da Capes na avaliação de Programas de P´so-Graduação. Atuo nas áreas de Educação Interprofissional; Formação em Saúde; Avaliação e Planejamento Educacional.

  • Juliana Minikowski, Universidade Federal de São Paulo; Santos/SP; Brasil

    Enfermeira; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde; Universidade Federal de São Paulo; São Paulo/SP; Brasil; Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde; Santos/SP; Brasil.

  • Ana Paula Hirakawa, Universidade Federal de São Paulo/CEDESS; São Paulo/SP; Brasil.

    Psicóloga; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde; Universidade Federal de São Paulo/CEDESS; São Paulo/SP; Brasil; CER IV - Centro Especializado em Reabilitação M Boi Mirim; São Paulo/SP; Brasil.

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ensino na saúde: intencionalidades dos mestrados profissionais para a formação e o trabalho interprofissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025002, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id287327. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/287327. Acesso em: 18 abr. 2025.