Ensino na saúde
intencionalidades dos mestrados profissionais para a formação e o trabalho interprofissional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id287327Palavras-chave:
Ensino na Saúde, Mestrado Profissional, Educação InterprofissionalResumo
O estudo configura-se como pesquisa documental com abordagem quali-quanti, descritiva-analítica e teve como objetivo analisar as intencionalidades dos mestrados profissionais da área de Ensino na Saúde, para a formação e o trabalho interprofissional no contexto brasileiro. A pesquisa envolveu 20 Relatórios Coleta CAPES, dos mestrados profissionais da área de Ensino na Saúde das cinco regiões geográficas do Brasil, referente à Avaliação Quadrienal (2017-2020). A análise dos Relatórios foi realizada por meio do rastreio de termos relacionados ao objeto de estudo e análise de conteúdo dos documentos. Os Relatórios expressam as características individuais dos programas e as intencionalidades para a formação profissional direcionadas aos princípios e diretrizes do sistema de saúde brasileiro e ao desenvolvimento de competências para o trabalho coletivo; reconhecem a importância da formação problematizadora, crítica e reflexiva; e, utilizam diferentes metodologias ativas e interativas com potencial para fortalecer o trabalho integrado entre diferentes categorias profissionais. Os Relatórios apresentam intenções para a formação e o trabalho coletivo e colaborativo, embora vê-se a necessidade de os programas explicitarem com maior clareza as estratégias utilizadas para o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe e a colaboração interprofissional.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.