Rankings acadêmicos internacionais e escritórios de pesquisa institucional

um estudo em universidades públicas brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id288195

Palavras-chave:

educação superior, rankings acadêmicos, pesquisa institucional

Resumo

Rankings acadêmicos têm criado uma demanda significativa de dados de desempenho acadêmico para as universidades públicas brasileiras. Essa questão tem levado algumas universidades a lidar com a questão a partir da criação de escritórios de pesquisa institucional, replicando estrutura e procedimentos adotados na educação superior estadunidense. Este artigo tem como objetivo estudar a influência de rankings acadêmicos sobre esses escritórios em três universidades públicas brasileiras, por meio de pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de dados obtidos com entrevistas de dirigentes universitários e documentos oficiais. Os resultados indicam que, embora os rankings acadêmicos tenham desempenhado um papel crucial na criação dos escritórios, a centralidade dessas classificações na pesquisa institucional pode eventualmente restringir a capacidade dos escritórios de desempenhar um papel mais estratégico na administração universitária.

Biografia do Autor

  • André Dutra Martins, Universidade de São Paulo

    É doutorando em educação na Universidade de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Educação e mestre pelo mesmo Programa. É Bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seus interesses de pesquisa são as influências do neoliberalismo na educação e a economia da educação. Em sua tese de doutoramento, ele estuda rankings internacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

  • Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo

    Professora Associada da Universidade de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Educação e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. É pós-doutora em educação (CIHE-Boston College), Doutora em Educação (USP) e Mestre em Ciências Sociais-Educação (Flacso- Argentina). Seus interesses de pesquisa são as políticas de educação superior no Brasil e as políticas de avaliação da educação superior nas escalas global, regional e nacional. Atualmente pesquisa a influência dos rankings acadêmicos internacionais em nível institucional, nas universidades brasileiras.

Publicado

17-06-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rankings acadêmicos internacionais e escritórios de pesquisa institucional: um estudo em universidades públicas brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025005, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id288195. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/288195. Acesso em: 16 ago. 2025.