Rankings acadêmicos internacionais e escritórios de pesquisa institucional
um estudo em universidades públicas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id288195Palavras-chave:
educação superior, rankings acadêmicos, pesquisa institucionalResumo
Rankings acadêmicos têm criado uma demanda significativa de dados de desempenho acadêmico para as universidades públicas brasileiras. Essa questão tem levado algumas universidades a lidar com a questão a partir da criação de escritórios de pesquisa institucional, replicando estrutura e procedimentos adotados na educação superior estadunidense. Este artigo tem como objetivo estudar a influência de rankings acadêmicos sobre esses escritórios em três universidades públicas brasileiras, por meio de pesquisa qualitativa realizada a partir da análise de dados obtidos com entrevistas de dirigentes universitários e documentos oficiais. Os resultados indicam que, embora os rankings acadêmicos tenham desempenhado um papel crucial na criação dos escritórios, a centralidade dessas classificações na pesquisa institucional pode eventualmente restringir a capacidade dos escritórios de desempenhar um papel mais estratégico na administração universitária.
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