Identidade Docente em Tensão:
Autenticidade e Performatividade na Formação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id288441Palavras-chave:
hermenêutica;, identidade docente;, performatividadeResumo
O artigo tem como objetivo analisar nove textos sobre identidade docente, com ênfase na formação desse profissional, considerando as tensões entre autenticidade e performatividade. Utilizando uma abordagem hermenêutica dos estudos culturais, o texto explora as dinâmicas de poder e discurso que influenciam a construção da identidade docente. A pesquisa revela que a identidade docente é complexa e multifacetada, resultando de um equilíbrio entre processos internos de autoconstrução e imperativos externos que moldam práticas e expectativas. O estudo destaca a importância da reflexão, resiliência e desenvolvimento pessoal na construção da identidade docente, valorizando a autonomia e o crescimento contínuo por meio da autoformação e da busca por um ideal educativo ético. No entanto, a análise também aponta que a funcionalidade e os discursos dominantes refletem normas do mercado e expectativas institucionais, priorizando eficácia e resultados mensuráveis. Identificar elementos nos textos que destacam diferentes aspectos da identidade docente pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação, especialmente sob a perspectiva dos estudos culturais.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Amarildo Luiz Trevisan

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.