Identidade Docente em Tensão:

Autenticidade e Performatividade na Formação Profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id288441

Palavras-chave:

hermenêutica;, identidade docente;, performatividade

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar nove textos sobre identidade docente, com ênfase na formação desse profissional, considerando as tensões entre autenticidade e performatividade. Utilizando uma abordagem hermenêutica dos estudos culturais, o texto explora as dinâmicas de poder e discurso que influenciam a construção da identidade docente. A pesquisa revela que a identidade docente é complexa e multifacetada, resultando de um equilíbrio entre processos internos de autoconstrução e imperativos externos que moldam práticas e expectativas. O estudo destaca a importância da reflexão, resiliência e desenvolvimento pessoal na construção da identidade docente, valorizando a autonomia e o crescimento contínuo por meio da autoformação e da busca por um ideal educativo ético. No entanto, a análise também aponta que a funcionalidade e os discursos dominantes refletem normas do mercado e expectativas institucionais, priorizando eficácia e resultados mensuráveis. Identificar elementos nos textos que destacam diferentes aspectos da identidade docente pode contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da educação, especialmente sob a perspectiva dos estudos culturais.

Biografia do Autor

  • Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.

    Professor do PPGE/UFSM (Mestrado e Doutorado) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-1D) do CNPq. Publicações recentes: “Dois rapazes teimosos: a formação nas figuras do espírito.” (Revista Educação (PUCRS). Porto Alegre, 2011, v. 34, nº 1, p. 42-48); “A Pragmática do Professor e a Experiência de Liberdade educativa.” (In: PAGNI, Pedro A.; GELAMO, Rodrigo P. (Org.). Educação e Filosofia: Experiência, Educação e Contemporaneidade. 1 ed. São Paulo: SP: Cultura Acadêmica e Poiésis Editora, 2010, v. 1, p. 213-228); em parceria com DEVECHI, Catia P. V.; “Sobre a proximidade do senso comum das pesquisas qualitativas em educação: positividade ou simples decadência?”, (Revista Brasileira de Educação, v. 15, p. 148-161, 2010); Pesquisa em andamento: “Teoria e prática da formação no reconhecimento do outro”, financiada pelo CNPq. E-mail para contato: amarildo1.trevisan@gmail.com

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Identidade Docente em Tensão: : Autenticidade e Performatividade na Formação Profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id288441. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/288441. Acesso em: 18 out. 2025.