A relação entre a ansiedade e os traços de personalidade em estudantes universitários
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290239Palavras-chave:
Ansiedade, Traços de personalidade, Estudantes UniversitáriosResumo
O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o grau de ansiedade dos estudantes de uma Universidade Pública Estadual e os fatores de personalidade, mensurados com base em cinco fatores de acordo com o questionário “Big Five Inventory”. Destaca-se que a compreensão aprofundada dos impactos da ansiedade, especialmente em contextos acadêmicos, é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção e suporte, visando mitigar os efeitos negativos sobre a saúde mental e o desempenho acadêmico dos estudantes. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se dados primários coletados de 451 estudantes da instituição. Como procedimento metodológico, utilizou-se análise descritiva de dados e o teste chi-quadrado. Os resultados revelam uma associação significativa entre traços de personalidade e ansiedade. Estudantes com altos níveis de neuroticismo mostraram maior propensão à ansiedade, enfatizando a importância de intervenções que aumentem a resiliência emocional. Além disso, a introversão foi associada a níveis mais elevados de ansiedade, sugerindo a necessidade de ambientes sociais mais inclusivos. A afabilidade também foi impactada pela ansiedade, indicando que intervenções que promovam comportamentos sociais adaptativos podem melhorar o bem-estar emocional dos estudantes.
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Copyright (c) 2025 LUAN VINICIUS BERNARDELLI, Camila Pereira, Paulo Rogério Alves Brene, Ronaldo Raemy Rangel

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