A relação entre a ansiedade e os traços de personalidade em estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290239

Palavras-chave:

Ansiedade, Traços de personalidade, Estudantes Universitários

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o grau de ansiedade dos estudantes de uma Universidade Pública Estadual e os fatores de personalidade, mensurados com base em cinco fatores de acordo com o questionário “Big Five Inventory”. Destaca-se que a compreensão aprofundada dos impactos da ansiedade, especialmente em contextos acadêmicos, é fundamental para o desenvolvimento de estratégias eficazes de intervenção e suporte, visando mitigar os efeitos negativos sobre a saúde mental e o desempenho acadêmico dos estudantes. Para atingir o objetivo proposto, utilizou-se dados primários coletados de 451 estudantes da instituição. Como procedimento metodológico, utilizou-se análise descritiva de dados e o teste chi-quadrado. Os resultados revelam uma associação significativa entre traços de personalidade e ansiedade. Estudantes com altos níveis de neuroticismo mostraram maior propensão à ansiedade, enfatizando a importância de intervenções que aumentem a resiliência emocional. Além disso, a introversão foi associada a níveis mais elevados de ansiedade, sugerindo a necessidade de ambientes sociais mais inclusivos. A afabilidade também foi impactada pela ansiedade, indicando que intervenções que promovam comportamentos sociais adaptativos podem melhorar o bem-estar emocional dos estudantes.

Biografia do Autor

  • LUAN VINICIUS BERNARDELLI, Universidade Federal de Goiás

    Professor Adjunto na Universidade Federal de Goiás. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP) - UFG. Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Foi Visiting Scholar na Southern Cross University (supervisor: Dr. Michael Kortt). Mestre em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná. Atua nas áreas de Finanças corporativas, Finanças Públicas, Economia Regional, Economia da Religião e Economia da Saúde. Também atua como revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais e internacionais.

  • Camila Pereira, Universidade Estadual de Londrina

    Graduada em Fisioterapia no ano de 2012 pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), bolsista de Iniciação Científica pela Fundação Araucária. Especialização em Terapia Manual e Técnicas Osteopáticas pelo Instituto Docusse de Osteopatia e Terapia Manual - UENP (2012 - 2015). Mestra em Exercício Físico na Promoção da Saúde pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) em Londrina. Doutora em Educação Física no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEL/UEM, com período Sanduíche na The University of Queensland - UQ (Brisbane-Austrália) através do Programa PDSE - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com financiamento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Experiência em docência na graduação nas áreas de Anatomia Humana, Cinesiologia e Biomecânica, Ortopedia, Controle Postural, Envelhecimento e Neurologia Aplicada à Fisioterapia. Experiência em docência na residência de Fisioterapia na área de Neurofuncional. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Envelhecimento Humano e Atividade Física (GEPEHAF).

  • Paulo Rogério Alves Brene, Universidade Estadual do Norte do Paraná

    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (2000), Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Candido Mendes (2005) e Doutor em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2013). Professor Associado do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). https://orcid.org/0000-0002-7096-8282

  • Ronaldo Raemy Rangel, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências Econômicas e especialização em Finanças Corporativas pela Universidade Candido Mendes, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e doutorado em Desenvolvimento Econômico (área de concentração História Econômica) pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor de pós-graduação da PUC-Minas, mentor at Booth School of Business Executive Education, professor visitante e coordenador dos programas em Inteligência Empresarial e em Governança Corporativa e Gestão de Alta Performance da Fundação Getulio Vargas e pesquisador convidado na Faculdade de Economia da UFF . É sócio de consultoria especializada em Estudos e Projetos e atua principalmente nos temas: concorrência; governança e continuidade e; inteligência em negócios.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A relação entre a ansiedade e os traços de personalidade em estudantes universitários. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025029, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id290239. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/290239. Acesso em: 17 dez. 2025.