O Estado em ação
abordagens multidirecionais para o combate à evasão na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290798Palavras-chave:
políticas educacionais, combate à evasão, educação superiorResumo
O artigo analisa as ações do Estado brasileiro para combater a evasão na educação superior. A pesquisa é qualitativa e utiliza documentos legais e normativos emitidos por entes públicos nacionais, com foco no fenômeno mencionado. A análise parte da compreensão de que, a partir de 1988, um conjunto de ações tem sido voltado para a permanência estudantil e o combate à evasão na educação superior. O Estado brasileiro, historicamente, atua nesse combate por meio de políticas educacionais. Os resultados mostram que a política nacional adota abordagens multidirecionais, como a política de assistência estudantil; o uso de indicadores educacionais como medidas indutoras para a tomada de decisões pelas instituições; a criação de comissões para aprofundar o conhecimento sobre a evasão e propor medidas públicas para seu enfrentamento; a inserção da pauta da evasão na agenda do poder legislativo; e a utilização de ferramentas de inteligência artificial como propostas inovadoras. Essas ações indicam a existência de um movimento constituído como política de Estado. No entanto, a implementação dessas medidas multidirecionais enfrenta desafios importantes, como a falta de foco nas ações dos órgãos gestores nacionais e a desresponsabilização dos órgãos públicos em relação à resolução da problemática.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José da Silva Santos Junior, Giselle Cristina Martins Real

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















