O Estado em ação

abordagens multidirecionais para o combate à evasão na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290798

Palavras-chave:

políticas educacionais, combate à evasão, educação superior

Resumo

O artigo analisa as ações do Estado brasileiro para combater a evasão na educação superior. A pesquisa é qualitativa e utiliza documentos legais e normativos emitidos por entes públicos nacionais, com foco no fenômeno mencionado. A análise parte da compreensão de que, a partir de 1988, um conjunto de ações tem sido voltado para a permanência estudantil e o combate à evasão na educação superior. O Estado brasileiro, historicamente, atua nesse combate por meio de políticas educacionais. Os resultados mostram que a política nacional adota abordagens multidirecionais, como a política de assistência estudantil; o uso de indicadores educacionais como medidas indutoras para a tomada de decisões pelas instituições; a criação de comissões para aprofundar o conhecimento sobre a evasão e propor medidas públicas para seu enfrentamento; a inserção da pauta da evasão na agenda do poder legislativo; e a utilização de ferramentas de inteligência artificial como propostas inovadoras. Essas ações indicam a existência de um movimento constituído como política de Estado. No entanto, a implementação dessas medidas multidirecionais enfrenta desafios importantes, como a falta de foco nas ações dos órgãos gestores nacionais e a desresponsabilização dos órgãos públicos em relação à resolução da problemática.

Biografia do Autor

  • José da Silva Santos Junior, Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Professor do Magistério Superior na Universidade Federal da Grande Dourados.

  • Giselle Cristina Martins Real, Universidade Federal da Grande Dourados

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular da Universidade Federal da Grande Dourados. Coordenadora adjunta da área de Educação da Capes.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Estado em ação: abordagens multidirecionais para o combate à evasão na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025022, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id290798. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/290798. Acesso em: 17 dez. 2025.