O Estado em ação

abordagens multidirecionais para o combate à evasão na educação superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290798

Palabras clave:

políticas educacionais, combate à evasão, educação superior

Resumen

O artigo analisa as ações do Estado brasileiro para combater a evasão na educação superior. A pesquisa é qualitativa e utiliza documentos legais e normativos emitidos por entes públicos nacionais, com foco no fenômeno mencionado. A análise parte da compreensão de que, a partir de 1988, um conjunto de ações tem sido voltado para a permanência estudantil e o combate à evasão na educação superior. O Estado brasileiro, historicamente, atua nesse combate por meio de políticas educacionais. Os resultados mostram que a política nacional adota abordagens multidirecionais, como a política de assistência estudantil; o uso de indicadores educacionais como medidas indutoras para a tomada de decisões pelas instituições; a criação de comissões para aprofundar o conhecimento sobre a evasão e propor medidas públicas para seu enfrentamento; a inserção da pauta da evasão na agenda do poder legislativo; e a utilização de ferramentas de inteligência artificial como propostas inovadoras. Essas ações indicam a existência de um movimento constituído como política de Estado. No entanto, a implementação dessas medidas multidirecionais enfrenta desafios importantes, como a falta de foco nas ações dos órgãos gestores nacionais e a desresponsabilização dos órgãos públicos em relação à resolução da problemática.

Biografía del autor/a

  • José da Silva Santos Junior, Universidad Federal de Grande Dourados

    Doctor en Educación por la Universidad Federal de Grande Dourados. Profesor de Educación Superior en la Universidad Federal de Grande Dourados.

  • Giselle Cristina Martins Real, Universidad Federal de Grande Dourados

    Doctora en Educación por la Universidad de São Paulo. Profesora Titular de la Universidad Federal de Grande Dourados. Coordinadora adjunta del área de Educación de CAPES.

Publicado

2025-12-10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

O Estado em ação: abordagens multidirecionais para o combate à evasão na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025022, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id290798. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/290798. Acesso em: 18 dec. 2025.