Rankings acadêmicos da educação superior

mapeamento da literatura científica brasileira (2017-2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291385

Palavras-chave:

rankings acadêmicos; educação superior; literatura científica brasileira.

Resumo

O surgimento de influentes rankings acadêmicos internacionais ao longo dos anos 2000 expandiu a cultura do ranqueamento na educação superior brasileira e fez com que o assunto se tornasse um emergente campo de estudos. O objetivo deste artigo é mapear a literatura científica brasileira sobre a temática com base na análise dos artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2022. Por meio da metodologia do estado da arte, foram identificados e mapeados 67 artigos. Os resultados indicam que, a partir da segunda metade da década de 2010, o assunto dos rankings acadêmicos da educação superior passou a ser pesquisado de modo interdisciplinar em instituições de ensino de todas as categorias administrativas e organizações acadêmicas existentes no Brasil, ampliando significativamente as publicações científicas sobre o assunto, além de despertar o interesse de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e com múltiplas concepções teóricas.

Biografia do Autor

  • Dr. Edivaldo Martins, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

    Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Supervisor de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Casa Branca (FACAB).

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rankings acadêmicos da educação superior: mapeamento da literatura científica brasileira (2017-2022). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025023, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id291385. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/291385. Acesso em: 17 dez. 2025.