Rankings acadêmicos da educação superior
mapeamento da literatura científica brasileira (2017-2022)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291385Palavras-chave:
rankings acadêmicos; educação superior; literatura científica brasileira.Resumo
O surgimento de influentes rankings acadêmicos internacionais ao longo dos anos 2000 expandiu a cultura do ranqueamento na educação superior brasileira e fez com que o assunto se tornasse um emergente campo de estudos. O objetivo deste artigo é mapear a literatura científica brasileira sobre a temática com base na análise dos artigos científicos publicados entre os anos de 2017 e 2022. Por meio da metodologia do estado da arte, foram identificados e mapeados 67 artigos. Os resultados indicam que, a partir da segunda metade da década de 2010, o assunto dos rankings acadêmicos da educação superior passou a ser pesquisado de modo interdisciplinar em instituições de ensino de todas as categorias administrativas e organizações acadêmicas existentes no Brasil, ampliando significativamente as publicações científicas sobre o assunto, além de despertar o interesse de pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e com múltiplas concepções teóricas.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dr. Edivaldo Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















