Assistência estudantil e promoção da saúde mental nas universidades federais brasileiras
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291604Palavras-chave:
assistência estudantil, saúde mental, ensino superiorResumo
O presente artigo tem como objetivo descrever as inter-relações entre a assistência estudantil e as estratégias de promoção do cuidado em saúde mental direcionadas aos estudantes universitários das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, desenvolvida por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos (2019-2024), nos idiomas português e inglês, disponíveis nas bases de dados BVS-Psi, Lilacs, Periódicos CAPES e SciELO. Os termos de busca incluíram os descritores "assistência estudantil", "saúde mental" e "bem-estar", resultando na seleção e análise de 18 estudos, conforme os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados revelam um cenário complexo e multifacetado na implementação de ações e programas de assistência estudantil voltados à saúde mental dos estudantes, evidenciando, também, os desafios que comprometem a efetividade dessas iniciativas. Diante disso, destaca-se a necessidade de ações articuladas entre gestores universitários e entidades estudantis, além do fortalecimento de estratégias de cuidado em saúde mental e assistência intersetorial, com vistas à promoção do bem-estar biopsicossocial dos estudantes e à consolidação de uma cultura acadêmica saudável e solidária.
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Copyright (c) 2025 Rafael Anunciação Oliveira, Renata Meira Véras, Tânia Maria de Araújo

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