Assistência estudantil e promoção da saúde mental nas universidades federais brasileiras

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291604

Palavras-chave:

assistência estudantil, saúde mental, ensino superior

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever as inter-relações entre a assistência estudantil e as estratégias de promoção do cuidado em saúde mental direcionadas aos estudantes universitários das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, desenvolvida por meio de uma revisão integrativa da literatura. Foram selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos (2019-2024), nos idiomas português e inglês, disponíveis nas bases de dados BVS-Psi, Lilacs, Periódicos CAPES e SciELO. Os termos de busca incluíram os descritores "assistência estudantil", "saúde mental" e "bem-estar", resultando na seleção e análise de 18 estudos, conforme os critérios de inclusão e exclusão. Os resultados revelam um cenário complexo e multifacetado na implementação de ações e programas de assistência estudantil voltados à saúde mental dos estudantes, evidenciando, também, os desafios que comprometem a efetividade dessas iniciativas. Diante disso, destaca-se a necessidade de ações articuladas entre gestores universitários e entidades estudantis, além do fortalecimento de estratégias de cuidado em saúde mental e assistência intersetorial, com vistas à promoção do bem-estar biopsicossocial dos estudantes e à consolidação de uma cultura acadêmica saudável e solidária.

Biografia do Autor

  • Rafael Anunciação Oliveira, Universidade Federal da Bahia

    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia. Psicólogo (CRP-03/22720) graduado pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT, 2020) e Mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 2022).

  • Renata Meira Véras, Universidade Federal da Bahia

    Possuo graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de João Pessoa (2005), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2004) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Realizei doutorado sanduiche com bolsa da CAPES na Universidade Aberta de Lisboa - PT e um intercâmbio de seis meses com bolsa da GSEP (Governo Canadense) na Faculty of Medicine na Memorial University of Newfoundland, Canadá. Atualmente sou Professora Associada do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde na UFBA e Membro Permanente do Programa de Pós Graduação Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade da UFBA e do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFBA. Sou coordenadora do Grupo de Trabalho da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPPEP) Relações Intergrupais: Preconceito e Exclusão Social. Tenho experiência em pesquisa na área de educação étnico-racial, Universidade e metodologias decoloniais. Sou pesquisadora produtividade CNPq nível 2. Atualmente sou Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UFBA.

  • Tânia Maria de Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana

    Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), Mestrado em Saúde Comunitária pela Universidade Federal da Bahia (1994), Doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia (1999), Pós-doutorado na University of Massachusetts, Estados Unidos (2004) e na Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (HHU) (2019). Professora Visitante da Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (HHU), Alemanha (2018-2019). Professora Titular Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da UEFS. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UEFS) e de Saúde, Ambiente e Trabalho (UFBA). Membro da Comissão de Epidemiologia (2018-2021) e do GT Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva/ABRASCO. Membro da Coordenação Colegiada da Comissão de Epidemiologia/ABRASCO (2022-2024). Coordenadora do GT Plano Diretor para o Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil - 20024-2028/ Comissão de Epidemiologia/Abrasco. Co-Chair do Comitê de Work Organization Psychosocial Factors da International Comission on Occupational Health, (ICOH-WOPS) (gestão 2018-2022 e 2022-2024). Membro da Comissão de Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-Graduação Acadêmico da CAPES (2022). Editora Associada da Revista Brasileira de Epidemiologia (Saúde Mental), da Revista Ciência Saúde Coletiva (área de Saúde e Trabalho) e da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Membro do Conselho Editorial da Revista Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ). Participou do GT que elaborou o Protocolo de Distúrbios Vocais Relacionados ao Trabalho (DVRT), publicado pelo Ministério da Saúde, em 2018. Participou do GT que discutiu as Diretrizes de Vigilância e Atenção Integral à Saúde Mental Relacionada ao Trabalho criado pela Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (2017). Coordena o GT Saúde Mental e Trabalho da Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores. Diretora Científica Adjunta da Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (ABRASTT), Gesta#771;o 2022-2023. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, estresse ocupacional, saúde mental e trabalho, condições de trabalho, trabalho docente e saúde, gênero e saúde, desigualdades em saúde mental, vigilância em saúde mental e trabalho.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Assistência estudantil e promoção da saúde mental nas universidades federais brasileiras: uma revisão integrativa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e035030, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id291604. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/291604. Acesso em: 17 dez. 2025.