Avaliação no ensino superior
um panorama dos impactos das práticas docentes e das percepções dos estudantes a partir de uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id293131Palavras-chave:
ensino superior, percepção dos estudantes, práticas avaliativasResumo
O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) com vistas a identificar as principais perspectivas teóricas e práticas mobilizadas na produção do conhecimento sobre avaliação no ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em bases de dados online, sem limitação temporal e dos 206 artigos identificados, 52 constituíram o corpus empírico. A análise foi estruturada em quatro principais dimensões, algumas das quais incluindo várias categorias: i) natureza dos estudos; ii) centralidade da avaliação; iii) práticas avaliativas de professores e iv) percepções de estudantes sobre práticas avaliativas. Os resultados indicam uma predominância de estudos empíricos e revelam que, apesar da resistência à adoção de práticas inovadoras, as abordagens formativas e participativas têm ganhado destaque. A revisão também aponta que, enquanto muitos estudantes percebem as avaliações como desconectadas da realidade cotidiana, práticas avaliativas mais contextualizadas e com feedback contínuo são vistas de forma positiva, promovendo maior engajamento e aprendizado significativo. A pesquisa sugere a necessidade de superar práticas tradicionais e adotar modelos avaliativos que favoreçam a autonomia, a reflexão crítica e a aplicabilidade do conhecimento no contexto profissional, contribuindo para uma educação superior mais inclusiva e transformadora.
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Copyright (c) 2025 Marcelo Pezzi, Doutora Amélia Veiga, Doutora Preciosa Fernandes

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