Avaliação no ensino superior

um panorama dos impactos das práticas docentes e das percepções dos estudantes a partir de uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id293131

Palavras-chave:

ensino superior, percepção dos estudantes, práticas avaliativas

Resumo

O artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura (RSL) com vistas a identificar as principais perspectivas teóricas e práticas mobilizadas na produção do conhecimento sobre avaliação no ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada em bases de dados online, sem limitação temporal e dos 206 artigos identificados, 52 constituíram o corpus empírico. A análise foi estruturada em quatro principais dimensões, algumas das quais incluindo várias categorias: i) natureza dos estudos; ii) centralidade da avaliação; iii) práticas avaliativas de professores e iv) percepções de estudantes sobre práticas avaliativas. Os resultados indicam uma predominância de estudos empíricos e revelam que, apesar da resistência à adoção de práticas inovadoras, as abordagens formativas e participativas têm ganhado destaque. A revisão também aponta que, enquanto muitos estudantes percebem as avaliações como desconectadas da realidade cotidiana, práticas avaliativas mais contextualizadas e com feedback contínuo são vistas de forma positiva, promovendo maior engajamento e aprendizado significativo. A pesquisa sugere a necessidade de superar práticas tradicionais e adotar modelos avaliativos que favoreçam a autonomia, a reflexão crítica e a aplicabilidade do conhecimento no contexto profissional, contribuindo para uma educação superior mais inclusiva e transformadora.

Biografia do Autor

  • Marcelo Pezzi, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

    Marcelo Pezzi possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFSC (2001). Em fase de doutoramento pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) - Portugal. Atuou como Coordenador de Curso de Administração por 13 anos, foi professor de várias IES em graduação e pós-graduação. Atuou como piloto comercial e pequeno empreendedor. Atualmente está vinculado ao serviço público como professor EBTT do IFSC/Joinville, com dedicação exclusiva para o curso de Gestão Hospitalar. Tem como interesses principais de pesquisa as seguintes temáticas: Estudos e pesquisas no campo da educação; Formação continuada de professores; Impactos da Cultura nas relações entre professor-aluno. Processo de avaliação e Feedback do professor. Também interessa-se por pesquisas no campo da Administração, especialmente no que diz respeito sobre as relações de trabalho; Motivação e desmotivação e relações humanas no trabalho. Atualmente em doutoramento (sem afastamento) em Ciências da Educação pela Universidade do Porto-Portugal.

  • Doutora Amélia Veiga, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

    AMÉLIA VEIGA é professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e investigadora do Centro de Investigação e Intervenção em Educação (CIIE) e colaboradora do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES). Foi investigadora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). É doutorada em Ciências da Educação pela FPCEUP, Portugal. Tem desenvolvido competências no âmbito do processo de Bolonha e tem estado envolvida em projectos nacionais e internacionais sobre governação do ensino superior em áreas como a internacionalização, a globalização, a garantia da qualidade e a investigação sobre ensino e aprendizagem. Tem publicado sobre integração e governação europeias e sobre a institucionalização de uma dimensão europeia na educação. Está a desenvolver conhecimentos especializados em inovação no ensino e na aprendizagem e na investigação sobre pedagogias do ensino superior. Publicou várias obras influentes sobre a integração europeia, a governação e a institucionalização de uma dimensão europeia na educação.

  • Doutora Preciosa Fernandes, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

    Preciosa Fernandes é Professora Associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). É membro efetivo do Centro de Investigação e Intervenção em Educação da Universidade do Porto (CIIE), co-liderando o grupo Currículo, Avaliação, Formação de Professores e Tecnologias Educativas (CAFTe). É Diretora do Curso de Mestrado em Educação para a Saúde (em parceria com a Faculdade de Medicina da UPORTO). Orienta alunos de doutoramento e de mestrado em diversas áreas. Os seus principais domínios de investigação científica são: políticas e práticas curriculares, avaliação educacional e escolar, formação e desenvolvimento profissional de professores, educação especial e educação para a saúde e pedagogia no ensino superior. Tem participado em vários projectos de investigação externos, nacionais e internacionais, sobre estas temáticas. É PI do projeto nacional “Plataformas Digitais na Gestão dos Agrupamentos de Escolas” (2018-2021), e participa no projeto espanhol “DEMOSpEJS - Democracia nas Escolas como Pedra Angular de uma Educação para a Justiça Social” (projeto no. EDU2017-82688-P, coord. por Demospaz/UAM - Universidad Autónoma de Madrid). 

    Atualmente, está também envolvida em vários projectos financiados pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Erasmus+: “Mind the Gaps ¿ Literacia dos Media para a Inclusão Social dos Jovens”; “BE PART - Youth-Led Development for School's Participatory Management”; “UP2B - Boosting Up Social Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion”; “The 21st Century Skills and the Global Goals for Sustainable Development: Towards Responsible Pupils of the Future”; e ‘ENGAGE STUDENTS ¿ Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning within HEIs Curricula’. Co-presidiu, até 2015, o Observatório da Vida Escolar do CIIE (OBVIE), e tem uma vasta experiência de investigação e interação em/com um vasto leque de escolas primárias e secundárias. Desde 2008, exerce funções de avaliadora da Inspeção-Geral da Educação. É revisora de revistas nacionais e internacionais. A sua investigação tem sido amplamente publicada em revistas nacionais e internacionais, sendo também coautora de vários livros sobre educação, currículo e avaliação das aprendizagens, e autora de um livro sobre políticas curriculares.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação no ensino superior: um panorama dos impactos das práticas docentes e das percepções dos estudantes a partir de uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025025, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id293131. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/293131. Acesso em: 17 dez. 2025.