AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA NO SINAES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA RECENTE
Palavras-chave:
Avaliação institucional. Educação superior. Metaavaliação. Universidade. Qualidade.Resumo
Tendo como ponto de partida os princípios que fundam toda avaliação, esse artigo aborda os resultados do primeiro grupo de universidades que foram objeto da avaliação institucional externa do Sianes, no período 2008 - 2009. São analisados procedimentos adotados para essa avaliação como a constituição do Basis, o instrumento de avaliação externa e os resultados gerais obtidos pelas universidades federais e privadas que foram avaliadas com conceitos mais elevados. Outros indicadores de qualidade da educação superior das mesmas instituições como a composição do corpo docente, o número de cursos de doutorado avaliados com conceitos mais elevados e a relação entre alunos de graduação e de pós-graduação são também analisados e comparados com os resultados obtidos por essas instituições na avaliação institucional externa. O estudo questiona essa avaliação institucional externa, tendo em vista o papel desempenhado por ela na produção de sentidos para as instituições avaliadas e na formulação de políticas públicas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.