AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA NO SINAES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA RECENTE

Autores/as

  • Maria do Carmo Lacerda Peixoto Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Avaliação institucional. Educação superior. Metaavaliação. Universidade. Qualidade.

Resumen

Tendo como ponto de partida os princípios que fundam toda avaliação, esse artigo aborda os resultados do primeiro grupo de universidades que foram objeto da avaliação institucional externa do Sianes, no período 2008 - 2009. São analisados procedimentos adotados para essa avaliação como a constituição do Basis, o instrumento de avaliação externa e os resultados gerais obtidos pelas universidades federais e privadas que foram avaliadas com conceitos mais elevados. Outros indicadores de qualidade da educação superior das mesmas instituições como a composição do corpo docente, o número de cursos de doutorado avaliados com conceitos mais elevados e a relação entre alunos de graduação e de pós-graduação são também analisados e comparados com os resultados obtidos por essas instituições na avaliação institucional externa. O estudo questiona essa avaliação institucional externa, tendo em vista o papel desempenhado por ela na produção de sentidos para as instituições avaliadas e na formulação de políticas públicas.

Biografía del autor/a

  • Maria do Carmo Lacerda Peixoto, Universidade Federal de Minas Gerais
    Depto de Administração Escolar

Publicado

2010-12-08

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA NO SINAES: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA RECENTE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 1, 2010. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/34541. Acesso em: 9 may. 2025.