ENSINO, PESQUISA E GESTÃO ACADÊMICA NA UNIVERSIDADE
Palavras-chave:
Professor. Pesquisa. UniversidadeResumo
Este artigo discute as relações entre o trabalho docente e o trabalho de pesquisa, procurando explicitar em que aspectos eles se distinguem e em que aspectos estão fortemente inter-relacionadas. Destaca os processos que criam forte estímulo à pesquisa e à publicação dos seus resultados, enquanto que, em relação à docência não se registra o mesmo estímulo que leve à criação e à inovação pedagógica. Discute também a problemática da gestão acadêmica, destacando alguns aspectos que sinalizam a fragilidade das condições que esta gestão está se dando, condições que não facilitam a emergência de espaços de reflexão sobre os processos de construção e transmissão de conhecimentos que apontem para práticas pedagógicas inovadoras que explicitem e fortaleçam a interação necessária entre pesquisa e ensino.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.