Autoavaliação Institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC): meio século de história

Authors

  • Wagner Bandeira Andriola Universidade Federal do Ceará
  • Karla Roberta Brandão de Oliveira

Keywords:

Autoavaliação Institucional, Ensino Superior, Avaliação Educacional.

Abstract

Trata-se de um texto que retrocede às origens da Universidade Federal do Ceará (UFC), situando a Autoavaliação Institucional em todas as fases do desenvolvimento institucional. Para tal, revela a preocupação da Administração Superior, nas fases iniciais de funcionamento da instituição, em dar voz à comunidade interna. Destaca, ao longo de sua trajetória histórica, como diversos procedimentos e estudos se debruçaram sobre especificidades institucionais que impactam sobre a qualidade das atividades universitárias, bem como sobre a formação do alunado. Revela a criação de setores responsáveis pela execução desses estudos, bem como de comissões que, baseadas em princípios epistemológicos, metodológicos e teóricos, têm conduzido a Autoavaliação Institucional ao longo dos quase 60 anos de existência da UFC.

Author Biography

  • Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará
    Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1990), especialização (lato sensu) em Psicometria pela Universidade de Brasília (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1993 - bolsista CNPq) e doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid (2002 - bolsista CAPES). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Ceará (UFC), Coordenador de Avaliação Institucional (UFC), Editor-Chefe da Coleção Temas em Avaliação Educacional, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação (UFC). Tem experiência nas áreas de Psicologia e de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional, avaliação psicológica, psicometria e avaliação de programas e projetos sociais. É consultor ad-hoc da Revista Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação (CESGRANRIO), da Revista Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS), da Revista de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB); Consultor ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Fundação Cearense de Apoio Científico e Tecnológico (FUNCAP). Membro da Diretoria da Associação Nacional de Avaliação Educacional (ABAVE - Gestões 2006/2007 e 2008/2009), da Red Iberoamericana de Investigación sobre Cambio y Eficacia Escolar (RINACE) e do Grupo de Trabalho para Elaboración de Estándares y Evaluación del Programa de Promoción de la Reforma Educativa de América Latina y el Caribe (PREAL). Ex-bolsista de Desenvolvimento Científico e Regional (DCR) do CNPq.

Published

2015-06-23

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Autoavaliação Institucional na Universidade Federal do Ceará (UFC): meio século de história. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/111778. Acesso em: 19 apr. 2025.