METODOLOGIA PARA AVALIAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS
Palabras clave:
Responsabilidade Social. Universidade. Processos.Resumen
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa direcionada a construir uma metodologia para avaliar a Responsabilidade Social das Universidades públicas com base em critérios, subcritérios e atributos. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica que foi conduzida em três etapas: a primeira, focada na obtenção de dados para ajudar a construção do estudo e a organização do trabalho, teve como fonte a revisão bibliográfica, relatórios de autoavaliação e avaliação externa, legislação e estudos realizados por pesquisadores; a segunda etapa, de forma intencional e propositiva, teve como base o levantamento de critérios para ajudar a medição do grau da Responsabilidade Social da Universidade por meio de relatórios de autoavaliação das Instituições Federais de Ensino Superior e bibliografias compatíveis, gerando o questionário contendo os critérios, subcritérios e atributos. A terceira e última etapa teve a colaboração de especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais, que contatados previamente, fizeram uma avaliação prévia do questionário formatado e sugeriram melhorias. A proposta de metodologia para avaliar a responsabilidade social apresentada resultou em sete critérios, vinte e sete subcritérios acompanhados de atributos que permitem avaliar qualitativamente da Responsabilidade Social da Universidade.Descargas
Publicado
2015-08-04
Número
Sección
Artigos
Licencia
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
Cómo citar
METODOLOGIA PARA AVALIAR A RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/118757. Acesso em: 19 apr. 2025.