MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇAO MEDIEVAL: UMA ANÁLISE DA AUTENTICA HABITA E DO ESTATUTO DE SORBONNE

Authors

  • Terezinha Oliveira

    Keywords:

    História da educação. Idade média. Escolas. Universidades.

    Abstract

    O objetivo deste trabalho é tecer considerações sobre a história e a memória de homens de saber, entre os séculos XII e XIII, no Ocidente latino, a partir de dois documentos. O primeiro é o Authentica Habita (1155/58). Este documento foi editado pelo imperador Frederico Barbaroxa (1122-1190). Nele, o Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (1152-1190) apresentou uma lei, considerada a primeira, para defender os interesses dos homens de saber - ou daqueles que se dedicavam ao conhecimento. O segundo é o Estatuto da Universidade de Sorbone (1274). Este documento tinha como objetivo regular a vida dos estudantes no lócus universitário. Para a análise dos dois documentos que procuravam proteger e regulamentar a vida de homens do saber seguiremos os caminhos da história social, sob a perspectiva da longa duração. Entendemos que os processos históricos, os fenômenos educativos e as instituições escolares e universitárias de outros tempos históricos podem servir de pontos de partida para uma reflexão dos homens contemporâneos diante das suas questões.

    Published

    2009-09-29

    Issue

    Section

    Artigo

    How to Cite

    MEMÓRIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇAO MEDIEVAL: UMA ANÁLISE DA AUTENTICA HABITA E DO ESTATUTO DE SORBONNE. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/13234. Acesso em: 14 oct. 2025.