Filosofia da Tecnologia e Educação: Conservação ou crítica inovadora da modernidade?

Authors

  • Amarildo Luiz Trevisan UFSM
  • GERALDO ANTONIO DA ROSA Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Keywords:

Filosofia da tecnologia. Sociedade. Educação.

Abstract

O campo dos estudos sobre ciência e tecnologia e seus benefícios na vida das populações está sendo questionado de maneira veemente nos últimos tempos. A justificativa de que o desenvolvimento da ciência e da tecnologia avança de maneira inexorável e neutra caiu por terra, frente às inúmeras confrontações e limites a que ficou exposta essa racionalidade. São muitos testemunhos e mesmo movimentos teóricos que questionam essa crença atualmente. Nesse texto, pretende-se delimitar alguns marcos teórico-conceituais nos quais se desenvolvem tais propostas do ponto de vista de sua relação com a educação. Para isso, parte-se da discussão, proposta por Marilena Chauí, sobre o modo como se constitui a racionalidade moderna e sua forma de apropriação pelas populações através da ideologia do cientificismo. A seguir, a crítica a essa racionalidade é avaliada segundo os preceitos da Escola de Frankfurt, especialmente na visão de Marcuse e Feenberg. Por último, procura-se apresentar alguns fundamentos dos estudos do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CT&S) sobre essas questões, derivando reflexões para o campo da educação. Trata-se de avançar a discussão de suas origens, conforme exposto na filosofia da tecnologia, de Heidegger, a qual acredita ser destino da humanidade viver sob a égide da técnica, em busca de uma outra relação com a realidade, mais em harmonia com a natureza.

Author Biography

  • Amarildo Luiz Trevisan, UFSM
    AMARILDO LUIZ TREVISAN: Doutor em educação pela Universidade Federal Rio Grande do Sul (UFRGS), é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisador do CNPq. Email: trevisanamarildo@gmail.com Endereço residencial: Rua Heitor da Graça Fernandes, 280/401 – CEP: 97105-170 – Bairro Camobi – Santa Maria/RS.

Published

2016-08-16

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Filosofia da Tecnologia e Educação: Conservação ou crítica inovadora da modernidade?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/132714. Acesso em: 11 may. 2025.